Para onde vai a Geologia no Ensino Médio? Análise do conhecimento dos calouros de 2002 da Universidade Federal da Bahia – Brasil.

Autores

  • Joil J. CELINO
  • Jayme LOPES NETO UFBA

Palavras-chave:

conhecimento geológico, diagnóstico, calouros universitários, geological knowledge, diagnostic, beginner university students.

Resumo

A análise dos resultados de questionário diagnóstico realizado com 175 alunos ingressantes em 2002 e matriculados em alguma disciplina introdutória de Geologia do Instituto de Geociências, revelou deficiências e até mesmo falências na formação do ensino médio sobre temas geológicos. O universo abordado refere-se a alunos dos cursos de Geologia, Geofísica, Geografia, Engenharia de Minas, Engenharia Sanitária, Engenharia Civil e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Os resultados mostram a importância e a inadiável necessidade de ser incluída uma disciplina de Geologia no ensino médio, bem como a inserção de questões específicas desse conteúdo no vestibular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-07

Como Citar

CELINO, J. J., & LOPES NETO, J. (2010). Para onde vai a Geologia no Ensino Médio? Análise do conhecimento dos calouros de 2002 da Universidade Federal da Bahia – Brasil. Cadernos De Geociências, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/4081

Edição

Seção

Geografia Física