AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS PARA FUSÃO DE IMAGENS COM ALTA RESOLUÇÃO – SATÉLITE GEOEYE-1

Autores

  • Anderson Adailson da SILVA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alfredo Marcelo GRIGIO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Antonio Conceição PARANHOS FILHO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Palavras-chave:

Fusão de imagens, geotecnologias, GeoEye-1, imagem de satélite.

Resumo

As técnicas envolvidas nas geotecnologias são inúmeras, e é dinâmica a mudança nas tecnologias, influenciando diversas áreas com os avanços tecnológicos. Neste caso, um avanço bastante palpável na área das geotecnologias foi o desenvolvimento de satélites com maior potencial de captura de resoluções espaciais cada vez mais detalhadas, como o GeoEye-1. O objetivo deste trabalho foi avaliar seis (métodos) de fusões existentes para fusionar imagens de alta resolução do GeoEye-1, avaliando o resultado visualmente e estatisticamente. Utilizou-se três softwares para execução dos procedimentos, o ArcGis 10.1, Envi 4.7 e o QGIS 2.2. Na avaliação visual, que depende muito da experiência do intérprete, foi utilizada uma tabela de avaliação do Multiespectral Imagery Interpretability Rating Scale (MSIIRS) para auxiliar, identificando que o método Gram-Schmidt foi o que apresentou melhor distinção dos alvos. Já estatisticamente o método Gram-Schmidt também obteve sucesso, sendo destaque em 3 de 5 tabelas de análises estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Adailson da SILVA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Geógrafo, Mestre em Ciências Naturais. Pesquisador no Núcleo de Estudos Sócioambientais e Territoriais - NESAT - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Alfredo Marcelo GRIGIO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Adjunto II vínculado ao Departamento de Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Antonio Conceição PARANHOS FILHO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2000)
Professor Associado IV - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2019-03-09

Como Citar

SILVA, A. A. da, GRIGIO, A. M., & PARANHOS FILHO, A. C. (2019). AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS PARA FUSÃO DE IMAGENS COM ALTA RESOLUÇÃO – SATÉLITE GEOEYE-1. Cadernos De Geociências, 14(1-2), 78–86. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/22618

Edição

Seção

Artigos