DISTRIBUIÇÃO DE CLORETOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAGUAÇU, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Mário Jorge de Souza Gonçalves Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos_INEMA e Universidade Estadual de Feira de Santana_UEFS (Laboratório de Estudos da Dinâmica e Gestão do Ambiente Tropical-GEOTRÓPICOS).

Palavras-chave:

Cloretos, Rio Paraguaçu, Gestão de recursos hídricos

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Paraguaçu no Estado da Bahia possui 63,7% de sua área situada em clima semiárido, o que confere uma taxa elevada de evaporação e uma concentração de sais. O cloreto foi a categoria de sais escolhidos para este trabalho uma vez que a região semiárida da bacia é muito similar a região nordeste do Brasil, onde é também comum a presença rios temporários e de rios com altas concentrações de cloretos em suas águas. Desta maneira os estudos realizados nesta bacia com esses sais podem servir de base comparativa a outras bacias localizadas no nordeste brasileiro. A distribuição de cloretos na bacia do rio Paraguaçu possui um controle lito-pedo-climático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Jorge de Souza Gonçalves, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos_INEMA e Universidade Estadual de Feira de Santana_UEFS (Laboratório de Estudos da Dinâmica e Gestão do Ambiente Tropical-GEOTRÓPICOS).

Mário Jorge de Souza Gonçalves trabalha como Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – INEMA, desde 2003. Técnico em Geologia, pela Escola Técnica Federal da Bahia_ETFBA (1986). Geólogo formado em 1997, Especialista em Análise de Informações e Modelos de Decisão na Gestão de Recursos Hídricos (2001), Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente (2004) e Doutor em Geologia, área de concentração Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (2014), pela Universidade Federal da Bahia_UFBA. Professor do curso Técnico em Geologia onde ministrou  as  disciplinas,   Mineralogia,   Topografia, Campo I e Campo II, no período de 1998 a 2000, no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia_CEFET-BA. Professor no curso de Graduação de Engenharia de Agrimensura onde ministrou as disciplinas, Hidrologia Aplicada, Geologia e Geomorfologia, Hidrometria e Batimetria, no período de 1998 a 2005, da Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia_EEMBA e Professor de Pós-Graduação no curso de Especialização em: a) Turismo e Desenvolvimento Sustentável, da Universidade do Estado da Bahia_UNEB-CAMPUS IV/Jacobina_BA, onde ministrou a disciplina Fundamentos de Geomorfologia Cárstica e Mapeamento Espeleológico, em 2001; b) Auditoria Ambiental da Faculdade de Engenharia de Agrimensura, onde ministrou a disciplina Gestão e Qualidade das Águas, no período de 2005 a 2006; c) Gestão Ambiental da Realiza, onde ministrou as disciplinas: Hidrogeologia I; Hidrologia I; Hidrologia II; Recursos Hídricos Superficiais; Recursos Hídricos Subterrâneos; Auditoria Ambiental/Perícias, no período de 2005 a 2009. O Dr. Mário Gonçalves é Autor do Livro: Glossário de Hidrologia, 1ª ed., 2002. Foi também bolsista do Projeto de Gerenciamento Integrado da Bacia do Rio São Francisco: Sub-projeto: 1.5 Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos Subterrâneos da Bacia do Rio Verde/Jacaré (BA) (2000) (Secretaria de Recursos Hídricos_SRH_Bahia / Fundo Global para o Meio Ambiente_GEF / Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente_PNUMA / Organização dos Estados Americanos_OEA).

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Gonçalves, M. J. de S. (2016). DISTRIBUIÇÃO DE CLORETOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAGUAÇU, BAHIA, BRASIL. Cadernos De Geociências, 12(1-2), 25–33. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/14764

Edição

Seção

Geografia Física