MONITORAMENTO DE BARRAGEM PARA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE-BA.

Autores

  • Mário Jorge de Souza Gonçalves Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos_INEMA e Universidade Estadual de Feira de Santana_UEFS (Laboratório de Estudos da Dinâmica e Gestão do Ambiente Tropical - GEOTRÓPICOS).
  • Edna Cristina de Lucena Marques Geoativa Consultoria Geológica e Ambiental LTDA
  • Marcos de Oliveira Dias Profissional Autônomo

Palavras-chave:

Monitoramento de barragens, Gestão de recursos hídricos, Bacia hidrográfica do rio Verde.

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Verde possui uma barragem denominada Manoel Novaes (Mirorós), cujas águas possuem usos múltiplos sendo utilizadas para consumo humano e irrigação entre outros usos. Este trabalho procura demonstrar a importância do monitoramento pluviométrico e dos volumes armazenados nas barragens na gestão da bacia hidrográfica do rio Verde, visando à disponibilidade hídrica para usos múltiplos. Na elaboração dos cenários futuros foram utilizados os dados pré-existentes de precipitação, vazões máxima e mínima, na bacia do rio Verde, e de monitoramento dos volumes armazenados no lago formado pela barragem. Os dados utilizados foram: a) as médias históricas mensais das precipitações na região de nascentes; b) os volumes armazenados e suas tendências; c) as vazões máximas e mínimas na bacia hidrográfica do rio Verde (estação 47236000, em Ibipeba, e da estação 47249000, em Itaguaçu da Bahia). Como os episódios de seca hidrológica são comuns na bacia hidrográfica, a Barragem Manoel Novaes (Mirorós) deve ter seus usos priorizados para abastecimento humano.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Jorge de Souza Gonçalves, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos_INEMA e Universidade Estadual de Feira de Santana_UEFS (Laboratório de Estudos da Dinâmica e Gestão do Ambiente Tropical - GEOTRÓPICOS).

Mário Jorge de Souza Gonçalves trabalha como Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – INEMA, desde 2003. Técnico em Geologia, pela Escola Técnica Federal da Bahia_ETFBA (1986). Geólogo formado em 1997, Especialista em Análise de Informações e Modelos de Decisão na Gestão de Recursos Hídricos (2001), Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente (2004) e Doutor em Geologia, área de concentração Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (2014), pela Universidade Federal da Bahia_UFBA. Professor do curso Técnico em Geologia onde ministrou  as  disciplinas,   Mineralogia,   Topografia, Campo I e Campo II, no período de 1998 a 2000, no Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia_CEFET-BA. Professor no curso de Graduação de Engenharia de Agrimensura onde ministrou as disciplinas, Hidrologia Aplicada, Geologia e Geomorfologia, Hidrometria e Batimetria, no período de 1998 a 2005, da Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia_EEMBA e Professor de Pós-Graduação no curso de Especialização em: a) Turismo e Desenvolvimento Sustentável, da Universidade do Estado da Bahia_UNEB-CAMPUS IV/Jacobina_BA, onde ministrou a disciplina Fundamentos de Geomorfologia Cárstica e Mapeamento Espeleológico, em 2001; b) Auditoria Ambiental da Faculdade de Engenharia de Agrimensura, onde ministrou a disciplina Gestão e Qualidade das Águas, no período de 2005 a 2006; c) Gestão Ambiental da Realiza, onde ministrou as disciplinas: Hidrogeologia I; Hidrologia I; Hidrologia II; Recursos Hídricos Superficiais; Recursos Hídricos Subterrâneos; Auditoria Ambiental/Perícias, no período de 2005 a 2009. O Dr. Mário Gonçalves é Autor do Livro: Glossário de Hidrologia, 1ª ed., 2002. Foi também bolsista do Projeto de Gerenciamento Integrado da Bacia do Rio São Francisco: Sub-projeto: 1.5 Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos Subterrâneos da Bacia do Rio Verde/Jacaré (BA) (2000) (Secretaria de Recursos Hídricos_SRH_Bahia / Fundo Global para o Meio Ambiente_GEF / Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente_PNUMA / Organização dos Estados Americanos_OEA).

Edna Cristina de Lucena Marques, Geoativa Consultoria Geológica e Ambiental LTDA

Edna cristina de Lucena Marques possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1990), Especialização em Geologia Econômica - UFBA (1993), Especialização em Ensino de Geociências pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1995) e Mestrado em Ensino, Filosofia e História da Ciência pela UFBA (2003). Atuação profissional: a) como professora substituta em cursos de graduação na UEFS e na UFBA de 1994 a 2004; b) como professora em curso de especialização em Gestão Ambiental da Realiza Pós-Graduação - Projetos Educacionais/EEMBA (2005); c) como geóloga autônoma de 1992 a 2007 e como geóloga sócia da empresa Geoativa Consultoria Geológica e Ambiental Ltda de 2008 aos dias atuais, prestando serviços de licenciamento minerário e ambiental, estudos de solos, estudos espeleológicos e estudos geológicos.

Marcos de Oliveira Dias, Profissional Autônomo

Marcos de Oliveira Dias possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mapeamento Geológico, atuando principalmente nos seguintes temas: rocha ornamental, gestão de recursos hídricos, Gis, hidrologia e monitoramento de barragens.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Gonçalves, M. J. de S., Marques, E. C. de L., & Dias, M. de O. (2016). MONITORAMENTO DE BARRAGEM PARA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE-BA. Cadernos De Geociências, 12(1-2), 56–68. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/14131

Edição

Seção

Geografia Física