RISCOS AMBIENTAIS DO COMPLEXO DE CEMITÉRIOS QUINTA DOS LÁZAROS, SALVADOR, BAHIA, BRASIL.

Autores

  • Flavio Souza Batista UFBA

Palavras-chave:

Cemitério, Risco Ambientais, Contaminação de Aquíferos, Necrochorume.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo elaborar um estudo geoambiental pioneiro da área de risco do maior complexo de cemitério do estado da Bahia (Quinta dos Lázaros) para a comunidade circunvizinha. O complexo é responsável por cerca de 55% dos sepultamentos de Salvador, índice vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Foi produzido uma carta de riscos ambientais, de acordo com os trabalhos de Pacheco (1986), Aquino (2008), Viana (2010) e a utilização do diagrama de Venn, que espacializou o grau de poluição e contaminação do cemitério em apreço. Os resultados indicaram alto risco à saúde, decorrente de doenças de veiculação hídricas, sendo a principal fonte de contaminação do aquífero por bactéria heterotrófica, Escherichia coli e Salmonellas SSP. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Souza Batista, UFBA

Possui graduação em licenciatura em geografia pela Universidade Católica do Salvador (2004), Vice diretor do Centro Educacional Yolanda Pires, Pós graduado em Gestão e Auditoria Ambiental e Mestre em Geologia-UFBA, é integrante do GRAU (Grupo de Riscos Ambientais Urbanos) - UFBA, do Grupo de pesquisa Geoquímica das Interfaces - UFBA e desenvolve projetos de cunho social.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Batista, F. S. (2016). RISCOS AMBIENTAIS DO COMPLEXO DE CEMITÉRIOS QUINTA DOS LÁZAROS, SALVADOR, BAHIA, BRASIL. Cadernos De Geociências, 12(1-2), 42–55. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/13422

Edição

Seção

Geografia Física