A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: O ENSINO MÉDIO E O LIVRO DIDÁTICO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA TERRA.

Autores

  • Edna Cristina de Lucena Marques GEOATIVA Consultoria Geológica e Ambiental Ltda
  • Joil Jose Celino Departamento de Oceanografia - IGEO - UFBA

Palavras-chave:

história, democratização, educação, geologia, livros

Resumo

A democratização do ensino, defendida em vários momentos históricos, conviveu com a dissociação de duas classes profissionais, os trabalhadores braçais e os dirigentes técnico-científicos. Apesar das reformas educacionais do século passado até a vigência da atual LDB, a política do Estado ainda determina e centraliza as decisões da educação no país. Diante deste quadro, livros didáticos são colocados no mercado para corresponder a uma demanda com tais características. O conteúdo de geologia continua prevalecendo na disciplina Geografia, assumindo um espaço ainda muito menor do que o reservado para os temas sócio-econômicos. O fato de estar presente neste currículo, não garante que o conteúdo de geologia seja abordado com a qualidade e a quantidade dos seus temas.

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Biografia do Autor

Edna Cristina de Lucena Marques, GEOATIVA Consultoria Geológica e Ambiental Ltda

Mestrado em Ensino, Filosofia e História da Ciência. Universidade Federal da Bahia, UFBA

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Publicado

2014-12-04

Como Citar

Marques, E. C. de L., & Celino, J. J. (2014). A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: O ENSINO MÉDIO E O LIVRO DIDÁTICO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA TERRA. Cadernos De Geociências, 11(1-2), 135–143. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/10032

Edição

Seção

Geografia Física