VARIAÇÃO ESPACIAL DE SULFETOS VOLÁTEIS ACIDIFICADOS E BIODISPONIBILIDADE DE METAIS EXTRAÍDOS SIMULTANEAMENTE EM SEDIMENTOS AO NORTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA.

Autores

  • Karina Santos Garcia Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ).
  • Olivia Maria Cordeiro de Oliveira Laboratório de Estudos do Petróleo, Núcleo de Estudos Ambientais /UFBA, Salvador (BA)
  • John Edmund Lewis Maddock Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ).
  • Sarah A. N. Rocha Laboratório de Estudos do Petróleo, Núcleo de Estudos Ambientais /UFBA, Salvador (BA)
  • Joil Jose Celino Laboratório de Estudos do Petróleo, Núcleo de Estudos Ambientais /UFBA, Salvador (BA)

Palavras-chave:

manguezais, granulometria, nutrientes, metais traços, qualidade.

Resumo

A distribuição espacial de sulfetos volatilizáveis em ácido (SVA) e metais (Cd, Cu, Pb, Ni e Zn) extraídos simultaneamente (MES) no substrato lamoso do sedimento de manguezal na porção norte da Baía de Todos os Santos (Bahia-Brasil) foram estudados em oito estações sob possível efeito urbano, industrial e portuário. O SVA foi extraído do sedimento anaeróbio com ácido clorídrico 1 mol L-1, a frio, enquanto os metais extraídos simultaneamente (MES) bivalentes são liberados. Não houve diferença estatística entre as estações. A razão MES/SVA, correlacionaram-se com as frações granulométricas, matéria orgânica (3.5%), carbono orgânico total (2.4%), nitrogênio total (0.25%), metais (mg Kg-1): Cd, Cu, Pb, Ni e Zn.  Comparando-se com valores de referência internacionais estão abaixo dos limites estabelecidos, mesmo em outras regiões do Brasil. Os valores < 1 para a relação [MES]/[SVA], sugere a não disponibilidade desses metais, o que indicam a ausência de efeitos adversos à biota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Santos Garcia, Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ).

Doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2009). Pós doutorado em Geoquimica: Petróleo e Meio Ambiente (2011)

Olivia Maria Cordeiro de Oliveira, Laboratório de Estudos do Petróleo, Núcleo de Estudos Ambientais /UFBA, Salvador (BA)

Professora Adjunto do Deptº de Geofísica da Universidade Federal da Bahia, Vice Diretora do Instituto de Geociências e Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) da UFBA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental.

John Edmund Lewis Maddock, Departamento de Geoquímica, Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ).

pesquisador do Programa de Geoquímica Ambiental e professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Transferência de Massa Em Solos.

Sarah A. N. Rocha, Laboratório de Estudos do Petróleo, Núcleo de Estudos Ambientais /UFBA, Salvador (BA)

Doutora em Química Analítica, técnica no Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) - UFBA.

Joil Jose Celino, Laboratório de Estudos do Petróleo, Núcleo de Estudos Ambientais /UFBA, Salvador (BA)

Atualmente é professor associado III do Departamento de Oceanografia e membro permanente do Programa de Pós-graduação Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geociências e Engenharia Ambiental, com ênfase em Geoquímica e Saneamento Ambiental.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Garcia, K. S., Oliveira, O. M. C. de, Maddock, J. E. L., Rocha, S. A. N., & Celino, J. J. (2014). VARIAÇÃO ESPACIAL DE SULFETOS VOLÁTEIS ACIDIFICADOS E BIODISPONIBILIDADE DE METAIS EXTRAÍDOS SIMULTANEAMENTE EM SEDIMENTOS AO NORTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA. Cadernos De Geociências, 11(1-2), 36–48. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/view/10030

Edição

Seção

Geografia Física