Nietzsche, um caminho para a singularidade

Authors

  • Ludimila de Araújo Pereira Universidade Federal da Bahia

Abstract

No presente trabalho analisamos as críticas ferozes do jovem Nietzsche ao sistema educacional e, em consequência, à cultura alemã moderna. Para o filósofo a educação tinha sido enfraquecida devido à influência dos interesses do Estado, do mercado e da ciência. Apontando para o instinto gregário como o fundamento para a perpetuação da sociedade de massa por homens que se submetiam irrefletidamente aos ditames da época, isto é, aos interesses dominantes. Segundo Nietzsche, a possibilidade de surgir o homem singular fica em risco diante de uma educação que está corrompida pelos interesses do Estado: por corromper os estabelecimentos de ensino em vista de interesses próprios, deslegitima a formação adquirida. A partir disso, investigamos em Nietzsche uma formação que possibilitasse ao homem sair do domínio da gregariedade rumo à singularidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ludimila de Araújo Pereira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

References

NIETZSCHE, Friedrich. Da Utilidade e do Inconveniente da História

para a Vida. Trad. Antônio Carlos Braga e Ciro Mioranza. São Paulo:

Editora Escala, 2008.

____. Ecce Homo, como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César

de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

____. Escritos Sobre Política. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho.

Rio de Janeiro: Editora PUC- Rio, vol. 1, 2007.

_____. III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador. In:

SOBRINHO, Noéli Correia de Melo (Org). Escritos Sobre Educação:

Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003a.

_____. Sobre o Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino. In:

SOBRINHO, Noéli Correia de Melo (Org). Escritos Sobre Educação:

Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, educador. São Paulo: Scipione, 1993.

LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educação. Trad. Semíramis Gorini da

Veiga. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005.

SILVA, Marinete Araújo da. Nietzsche e a educação: da crítica à

educação moderna a uma educação para a criação. In: GOUVEA, G.

(org.). Pesquisas em educação. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

MELO SOBRINHO, Noéli Correa de. A pedagogia de Nietzsche. In:

Nietzsche. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São

Paulo: Ed. Loyola, 2009.

WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), educação e experimentação

em Nietzsche. Londrina: Editora Eduel, 2011.

VOZ ZUNBEM, Marcos de Camargo e MEDEIROS, Rodolfo

Rodrigues. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação.

In: Revista Acadêmica de Filosofia, Caicó-RN, ano VI, n. 1,

p. 71-93, jan.-jun. 2013.

Published

2019-02-28

How to Cite

de Araújo Pereira, L. (2019). Nietzsche, um caminho para a singularidade. Argumento, (14), 69–84. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/argum/article/view/29812

Issue

Section

Artigos