Nietzsche, um caminho para a singularidade

Autores

  • Ludimila de Araújo Pereira Universidade Federal da Bahia

Resumo

No presente trabalho analisamos as críticas ferozes do jovem Nietzsche ao sistema educacional e, em consequência, à cultura alemã moderna. Para o filósofo a educação tinha sido enfraquecida devido à influência dos interesses do Estado, do mercado e da ciência. Apontando para o instinto gregário como o fundamento para a perpetuação da sociedade de massa por homens que se submetiam irrefletidamente aos ditames da época, isto é, aos interesses dominantes. Segundo Nietzsche, a possibilidade de surgir o homem singular fica em risco diante de uma educação que está corrompida pelos interesses do Estado: por corromper os estabelecimentos de ensino em vista de interesses próprios, deslegitima a formação adquirida. A partir disso, investigamos em Nietzsche uma formação que possibilitasse ao homem sair do domínio da gregariedade rumo à singularidade.

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Biografia do Autor

Ludimila de Araújo Pereira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

de Araújo Pereira, L. (2019). Nietzsche, um caminho para a singularidade. Argumento, (14), 69–84. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/argum/article/view/29812

Edição

Seção

Artigos