Influência das instruções aos autores e normas de publicação nas estratégias linguístico-discursivas utilizadas na produção do género textual caso clínico na era digital

Autores

Palavras-chave:

Informação e Saúde, Estratégias linguísticas, Produção Científica., Produção do gênero textual caso clínico

Resumo

Um dos géneros textuais mais antigos da literatura médica mundial é o caso clínico, com algumas das primeiras referências datadas de 1600 a.C. A sua evolução é percetível, embora não seja acentuada do ponto de vista diacrónico, tendo sido alvo, inclusive, de um período de diminuição da sua produção na segunda metade do século XX, aquando da instituição do método quantitativo defendido pela investigação biomédica. No entanto, o seu valor pedagógico na formação de novos médicos e na prática clínica fez com que a comunidade médica contestasse a sua não aceitação em revistas médicas e, a partir dos anos 90, o género foi retomado, tendo lugar lançamentos como o da secção Case Reports da revista científica Lancet .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milaydis Sosa-Napolskij, Universidade do Porto

Centro de Investigação em Tecnologia e Sistemas de Informação em Saúde (CINTESIS). Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Rui Alberto Amaral Mendes, Universidade do Porto

Centro de Investigação em Tecnologia e Sistemas de Informação em Saúde (CINTESIS). Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Viviane Maia da Costa, Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Mestre em Estudos da Linguagem e Licenciada em Letras- Portugues, Inglês e Literaturas correspondentes pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

SOSA-NAPOLSKIJ, M.; MENDES, R. A. A.; COSTA, V. M. da. Influência das instruções aos autores e normas de publicação nas estratégias linguístico-discursivas utilizadas na produção do género textual caso clínico na era digital. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 114–116, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60230. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica