Mapeamento, analise e possibilidades dos acervos artísticos digitais nos museus do Estado de Minas Gerais (Brasil)
Palavras-chave:
Acervo digital, Mediação, InternetResumo
Nossa pesquisa foi iniciada no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, a qual alcançou dimensões em todo o mundo. Diante desses novos desafios buscamos encontrar apoio naquelas determinantes que já apontavam à direção para as novas tecnologias digitais como mecanismos necessários, mas também que se tornaram imprescindíveis à realização do trabalho em nosso projeto de análise dos acervos artísticos digitais dos museus da Região Sudeste do Brasil. Desde o início da documentação de acervos bibliográficos em plataformas digitais, especialistas das áreas de arte, educação, e informação tem observado sobre a necessidade do desenvolvimento de acervos digitais artísticos e culturais como vetores de difusão e ampliação da informação. As tecnologias digitais da informação aparecem como uma ferramenta de proteção, registro e documentação de acervos tradicionais, portanto, sendo fundamental à preservação da memória artística, cultural, histórica e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiane Pimentel Siilva, David Ruiz Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.