A transformação digital e as Casas-Museu:

desafios para o futuro digital

Autores

Palavras-chave:

Casa-museu, Centro de memória, Transição digital, Digitalização, Tecnologia

Resumo

A introdução de tecnologias digitais no universo das BAM (Bibliotecas, Arquivos e Museus) não é um assunto recente. Desde a década de 1970 do século passado, portanto há já meio século, que se registam iniciativas que procuram utlizar computadores para facilitar diversas tarefas dos profssionais de museus, nomeadamente as que se relacionam com a documentação e conhecimento sobre as suas coleções. No entanto, a massificação do uso da tecnologia, a procura incessante do público pela novidade, o contínuo e rápido desenvolvimento da tecnologia, e também a competição que os museus enfrentam de outras atividades de lazer e entretenimento com diferentes recursos, fazem com que os museus se confrontem atualmente com desafios enormes relacionados com a transformação, ou talvez melhor, transição digital que está em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ribeiro Matos, Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro

Doutor em Museologia pela Universidade do Porto. Diretor do Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro. Investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

MATOS, A. R. A transformação digital e as Casas-Museu:: desafios para o futuro digital. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 171–172, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58270. Acesso em: 3 jul. 2024.