Documentos de arquivo e curadoria de exposições nos museus judiciários brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Documentos de arquivo, Museus judiciários, Curadoria, Documentação

Resumo

Em meio ao cenário museológico e de preservação do patrimônio cultural brasileiro, os museus judiciários ganharam relevância e, diante de novas regulamentações, passaram a desenvolver, cada vez mais, importante função na difusão dos acervos documentais custodiados pelo Poder Judiciário brasileiro. O Museu do Judiciário Catarinense, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, assim como outros museus, em suas exposições, lançou mão do uso de documentos de arquivo ao abordar temas relevantes para a história do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelson André Brüggemann,  Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC

Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC). Coordenador da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário e do Museu do Judiciário Catarinense, no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

BRÜGGEMANN, A. A. Documentos de arquivo e curadoria de exposições nos museus judiciários brasileiros . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 125–126, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58043. Acesso em: 3 jul. 2024.