Arquivo, Biblioteca, Museu, Herbário e Jardim:
um complexo informacional na construção do conhecimento botânico da Universidade de Coimbra
Palavras-chave:
Sistema de informação, Botânica, Universidade de Coimbra, Herbário, JardimResumo
Com o objetivo de retraçar, analisar e compreender os processos informacionais que possibilitam um entendimento integrado do contexto de produção de conhecimento botânico na Universidade de Coimbra (UC), o presente trabalho parte da Teoria Geral dos Sistemas e da Teoria da Complexidade para interpretar a realidade da produção do conhecimento botânico na UC como um todo informacional, holístico e complexo. A visão sistémica e holística de conjuntos (por área de saber) e totalidades (na inter-relação das partes com o todo) aplicada ao processo e fenómeno informacional implica o estudo da relação entre as partes e o todo, e entre as partes entre si, e entre si e o meio ambiente. Ao considerar a informação botânica da UC como um Sistema de Informação Complexo onde cada uma das suas partes, em permanente interligação e interatuação, contribui decisivamente para a prossecução da missão do todo, salientam- se as relações de interdependência do arquivo, biblioteca, museu, herbário e jardim botânicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Margarida Dias da Silva, António do Carmo Gouveia, Maria Beatriz Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.