De arquivo pessoal a uma biblioteca e museu itinerante:
o caso do “Archivo Nómada”
Palavras-chave:
Arquivo pessoal, Acesso documental, Integração, InterdisciplinaridadeResumo
Este resumo apresenta o caso do "Archivo Nómada", um subfundo histórico e cultural pertencente a um arquivo pessoal, criado em 2015 em Valparaíso, Chile, com o objetivo de gerar acesso documental democrático e itinerante a nível local e internacional. “Archivo Nómada” é constituído por várias colecções como revistas, fotografias, mapas, livros e objectos; além de documentos de autoria, como entrevistas, gravações e notas de campo; assim como também de ilustrações e pinturas relacionadas à história e cultura mundial. A iniciativa possui um método próprio de vínculo social com seus usuários, desenvolvido por meio de trabalho de campo, produzindo informações interessantes para investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Angelly Romina Arancibia Noriel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.