Dimensões culturais aplicadas ao design da informação de ambientes digitais e-saúde
Palavras-chave:
Informação e Tecnologia;, Design da Informação;, Design Contextual, E-Saúde, Comunicação em SaúdeResumo
O objetivo da pesquisa foi investigar os aspectos de Design da Informação que devem ser considerados no projeto e na concepção de ambientes informacionais digitais e-Saúde. A pesquisa é qualitativa, a partir de levantamentosbibliográficos em bases e periódicos da Ciência da Informação e do Design da Informação. São apresentadas as contribuições das Dimensões Culturais de Hofstede; ademais, conclui-se que é essencial considerar o contexto social das comunidades a quem os produtos de comunicação em saúde são destinados, além de realizar um amplo estudo das características socioculturais dessas comunidades nos processos de Design da Informação desses ambientes.
Downloads
Referências
BAUR, R. Diseño global y diseño contextual. In: FERNÁNDEZ, S.; BONSIEPE, G., Historia del Diseño en América Latina y el Caribe, p. 232-237, 2008.
CORCORAN, N. Comunicação em Saúde: estratégias para promoção de saúde. São Paulo: Roca, 2010.
EYSENBACH, G. What is e-health? J Med Internet Res, 3, e20, 2001.FERGUSON, T.; FRYDMAN, G. The first generation of e-patients. BMJ, [s. l.], v. 328, n. 7449, p. 1148–1149, 2004.
FRASCARA, J. Communication Design–principles, methods and practice. New York: Allworth Press, 2004. 207 p.
HOFSTEDE, G. Culture's Consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations 2nd ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 2001.
KIM, H.; XIE, B. Health literacy in the eHealth era: A systematic review of the literature. Patient Education and Counseling, v. 100, n. 6, p. 1073–1082, jun. 2017.
MACKERT, Michael et al. Designing e-health interventions for low-health-literate culturally diverse parents: addressing the obesity epidemic. Telemedicine and e-Health, v. 15, n. 7, p. 672-677, 2009.
MARCUS, A. GOULD, E.W. Cultural Dimensions and Global Web Design: What? So What? Now What? 2001. Aaron Marcus and Associates, Inc.
MARCUS, A. Cross-cultural user-experience design, including Asia. In: SIGGRAPH Asia 2015 Courses. ACM, 2015. p. 8.
MARCUS, A. Cross-cultural hci/user-experience design: what are the differences and similarities of user preferences and expectations, including china? HCI International 2019. Disponível em: http://2019.hci.international/t04. Acesso em: 20 jul. 2019.
MEPPELINK, C. S. Designing digital health information in a health literacy context. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laís Alpi Landim, Maria José Vicentini Jorente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.