Bem-estar e consumo de notícias durante a pandemia de COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Bem-estar, Jornalismo, Mídia, Psicologia, Covid-19, Coronavírus

Resumo

Entre final de março e início de abril de 2020, o Brasil registrava menos de mil mortes pela COVID-19. Que impactos no bem-estar esses dados provocavam?Que papel tinha a mídia na divulgação de informações sobre a pandemia? Um questionário online foi aplicado em 306 brasileiros, para verificar níveis de bem-estar nas diferentes gerações de adultos, e sua relação com o consumo de notícias. Resultados apontam que alguns grupos diferem em sua confiança na mídia e na qualidade de vida experimentada. Este estudo interdisciplinar aprofunda a compreensão sobre participação da imprensa na resolução de problemas e seus efeitos no bem-estar.

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Biografia do Autor

Sibele Dias de Aquino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Psicologia Social (PUC-Rio). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS). 

Lívia de Souza Vieira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

AQUINO, S. D. de; VIEIRA, L. de S. Bem-estar e consumo de notícias durante a pandemia de COVID-19. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 165–174, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57823. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES: Informação e desinformação: Impactos na vida humana e ecos sociais