O coleccionador segundo Walter Benjamin ou um texto proto-sistémico
Palavras-chave:
Colecionador, Organicidade, Sistema de informação, Autobiografia, Walter BenjaminResumo
Revisita-se um texto muito pouco citado do filósofo, crítico cultural e ensaísta alemão Walter Benjamin (1892-1940) sobre o colecionador a propósito de uma dolorosa atividade que as circunstâncias históricas que viveu (o nazismo e a perseguição aosjudeus) o obrigaram a fazer mais que uma vez –o empacotamento e divisão de sua biblioteca. As considerações que teceu a respeito configuram um prenúncio da possível aplicação da teoria sistémica aos acervos documentais integrais (bibliográfico, fotográfico, arquivístico e museístico).
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento. Edição e tradução de João Barrento. 2ª Ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.
SILVA, Armando Malheiro da. A Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objeto científico. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
SILVA, Armando Malheiro da; Paletta, Francisco. Ciência da Informação: estudos de epistemologia e de ética. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CIC Digital. 2019.
SILVA,Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda. Das Ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo formativo. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
SILVA, Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Ramos, Júlio; e Real, Manuel Luís. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Edições Afrontamento, 1999.
VAN STRATEN, Giorgio. Histórias de livros perdidos. Amadora: Elsinore, 2018, p. 103-114.
WALTER,Benjamin, in Wikipédia, Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Benjamin
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Armando Malheiro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.