A representação da imagem da biblioteca nas histórias em quadrinhos (HQs): usuários nas bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v2i0.57505Palavras-chave:
Representação da informação, História em quadrinhos, HQ, Biblioteca, Blog BibliocomicsResumo
A representação da informação é um dos pilares da Biblioteconomia, tendo em vista que os profissionais que trabalham diretamente com esta última precisam dominar os processos de análise e síntese na leitura de um determinado documento, visando sempre atender as necessidades informacionais dos usuários, quando estes buscam a informação que necessitam em uma unidade de informação, seja ela física ou virtual, de modo a recuperá-la com eficácia e no menor tempo possível. Dentro desta perspectiva e considerando que as HQs são formas de representação da informação dentro de um contexto imagético-textual, o presente trabalho apresenta como objetivo: analisar a representação da imagem da biblioteca no universo das HQs, a partir da leitura das
tirinhas contidos no Blog Bibliocomics. Quanto à metodologia, no que se refere aos objetivos e abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, respectivamente, onde foram analisados nove quadrinhos. Como resultados, constatamos que as tirinhas analisadas são capazes de divulgar características inerentes à imagem da biblioteca, delineando aspectos culturais e sociais desta, aspectos estes que podem ser positivos e negativos, sob uma perspectiva cômica e reflexiva na leitura e interpretação das HQs.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimentos e a origem das Bibliotecas. In: OLIVEIRA, Marlene de (Comp.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Cap. 2. p. 24-35.
ARAÚJO, Walqueline da Silva. SILVA, Márcia Bezerra da. SILVA, Alzira Karla Araújo. O uso do marketing na comunicação de produtos e serviço sem usuários em unidades de informação: o caso da seção de multimeios da biblioteca central da UFPB. Biblioline, João Pessoa, v.7, n.2, p. 73-88, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/9760.> Acesso em: 30 jan. 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: Trabalhos acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Regimes de visibilidade das práticas do profissional bibliotecário. Encontros Bibli, Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download > Acesso em: 30 jan. 2019.
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da informação) – Escola de Comunicação e Artes, São Paulo. 2008.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Halls, 2007.
CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca Escolar. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.
CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angelica do Amaral; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015. 448 p.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2007. 152 p.
FURGERI, Sérgio. Representação de informação e conhecimento: estudo das diferentes abordagens entre ciência da informação e ciência da computação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
LEITÃO, Barbara Julia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa numa Biblioteca Universitária. Niterói: Intextexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2005.
MARCONDES, Carlos Henrique. Representação e economia da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.30, n.1, p.61-70, jan./abr.2001.
MARTINS, Ana Lúcia et al. Preservando o saber educando o usuário: A experiência do sistema de biblioteca da UFC. XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais-Brasil, 2. Anais... Rio de Janeiro: 2010.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.
McGARRY. Kevin. O contexto dinâmico da informação. Brasília: Briquet de Lemos.1999.
MILANESI, Luís. A casa da invenção: biblioteca centro cultural. 4ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
MILANESI, Luís. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MOREIRO GONZÁLEZ, José Antonio. O conteúdo da imagem. Tradução: Leilah Santiago Bufrem. Curitiba: Ed. da UFPR, 2003.
OLIVEIRA, Marlene de. Origens e evolução da Ciência da Informação. In: OLIVEIRA, Marlene de. (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Cap. 1. p. 06-23.
PRADO, Heloísa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SILVA, Milena Celere de Souza. Marketing em Bibliotecas Universitárias. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 15. Anais... São Paulo, 2008.
SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 6. ed. Brasília: Thesaurus. 2009
VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.
VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero. v.6, n.2, abril, 2005. Disponível em: http://www.dgz.org.br/abr05/Art_04.htm#Autor. Acesso em 28 jan. 2019.
VERGUEIRO, Waldomiro; OLIVEIRA, Gêisa Fernandes de. De discursos não competentes a saberes dominantes: reflexões sobre as histórias em quadrinhos no cenário brasileiro. Revista Iberoamericana, v. 77, n. 234, enero-marzo, 2011, p.135148.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.