Representação mediática da evolução epidemiológica da pandemia da Covid-19 em Angola (2020-2021)

Autores/as

Palabras clave:

Comunicação política, Representação midiática, Discurso público, Covid-19 - Angola, Pandemia

Resumen

Recorrendo à análise de conteúdo dos textos noticiosos dos media, o presente artigo examina a representação mediática da evolução epidemiológica da pandemia da COVID-19, nomeadamente as ações desenvolvidas pelo Governo angolano e os seus parceiros no período que vai de março de 2020 à junho de 2021. Neste artigo são revisadas as representações mediáticas das ações e dos acontecimentos iniciais, cuja finalidade era a prevenção e o combate da pandemia, numa altura em que, a doença era desconhecida. Ao longo do estudo foram, igualmente, revisados os procedimentos adotados pelo Governo angolano durante o processo de propagação geográfica da doença. No texto foram registadas as representações mediáticas das medidas impostas pelo Governo para prevenir a doença e combatê-la ao longo do território nacional. No contexto da análise presente, a questão de partida do estudo é a seguinte: Como é que foi feita a representação mediática da pandemia da COVID-19 em Angola pelo Jornal de Angola, jornal O Pais e o Jornal de Negócios, considerando as medidas adotadas para prevenir e conter a propagação do coronavírus (SARS-CoV-2)?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Luciano Maria Benguela, Universidade de Lisboa

Doutorando em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Governação e Gestão Pública pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho.

Publicado

2024-04-03

Cómo citar

BENGUELA, G. L. M. Representação mediática da evolução epidemiológica da pandemia da Covid-19 em Angola (2020-2021). Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 138–139, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60260. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica