Modelo de letramento digital para mulheres adolescentes de comunidades periféricas do estado da Bahia-Brasil:

uma proposta

Autores/as

Palabras clave:

Letramento digital, Comunidades perifericas - Bahia , Informação e Saúde, Mulheres adolescentes

Resumen

A convergência entre direitos humanos e acesso à informação vem sendo alvo dos interesses de pesquisa das ciências da comunicação e Informação, onde é consensual a compreensão de que a cidadania não se constrói apenas a partir do acesso material à informação, mas deve compreender também a capacidade de interpretação da realidade e de construção de significados pelos indivíduos. A UNESCO vem defendendo a educação para a informação como parte da formação de qualquer cidadão, em qualquer nação, no sentido de fomentar o direito à informação e à liberdade de expressão como instrumentos de construção e sustentação democrática. Porém para acompanhar o cenário tecnológico é necessário a compreensão e capacidade de interpretar e desenvolver habilidades do letramento informacional.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Silva de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Doutoranda e meste em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Bibliotecária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Maria Cristina Vieira de Freitas, Universidade de Coimbra

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Salamanca e pela Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente. Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Instituto de Ciência da Informação, UFBA

Publicado

2024-04-02

Cómo citar

SOUZA, J. S. de; FREITAS, M. C. V. de; SANTOS, J. C. S. dos. Modelo de letramento digital para mulheres adolescentes de comunidades periféricas do estado da Bahia-Brasil: : uma proposta . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 120–121, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60237. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

SESSÃO TEMÁTICA III - Comunicação e Divulgação Científica