Sistemas informatizados de compartilhamento de informações sobre saúde no Brasil e em Portugal
Palabras clave:
Sistemas de saúde Brasil - Portugal, Saúde pública, Gestão da informação, Estudo comparativoResumen
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal e o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil têm como princípio a universalidade. Em 2021, a população brasileira foi estimada em 212,7 milhões de habitantes, sendo que se calcula que cerca de 70% dela, cerca de 150 milhões, utilizam exclusivamente o SUS. Em Portugal estima-se que 30% da população possui seguro de saúde privado, sendo que cerca de 7 milhões de habitantes são usuários do SNS. Diante da grandiosidade dos números observados, é possível compreender os desafios enfrentados na gestão desses dois grandes e importantes sistemas. Como nas demais áreas em que se necessita gerenciar e alocar recursos de forma otimizada, os sistemas de saúde se utilizam dos sistemas computacionais para gerenciar e salvaguardar os dados gerados nos atendimentos realizados. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um comparativo entre os sistemas oficiais de compartilhamento de informações de saúde do Brasil e de Portugal, com foco na disponibilização e apresentação dos dados, exemplificando, através de um estudo de caso, como um determinado conjunto de dados pode ser obtido a partir dos dois sistemas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Neima Prado dos Santos, Vanessa Prado Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.