O Repositório Institucional Ninho:
um marco nos 85 anos de história do INCA
Palabras clave:
Informação e Saúde, Repositório Institucional Ninho, Instituto Nacional de Câncer – INCA, Preservação da memória institucional, Sistemas de SaúdeResumen
O objetivo do trabalho é apresentar o repositório institucional (RI) Ninho, sua construção, etapas e implementação das comunidades e coleções no âmbito do INCA. Destaca seu potencial no apoio a preservação da memória institucional bem como sua relevância em ampliar a visibilidade dos trabalhos institucionais garantindo assim, sua preservação. O câncer, atualmente, é uma das principais preocupações da agenda global de saúde e razão de políticas públicas nacionais e internacionais. Diante das novas condições para o processamento de informação, na era da chamada Sociedade da Informação, esta é insumo fundamental para impulsionar o desenvolvimento da sociedade. Nesse cenário, a comunicação, a informação e o conhecimento exercem papéis fundamentais no controle e na prevenção da doença e contribuem para a construção de políticas públicas em saúde. Assim sendo, a informação e o conhecimento são elementos estratégicos para o desenvolvimento de ações junto à comunidade atendida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Katia de Oliveira Simões, Robson Dias Martins, Camila Belo Tavares Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.