A informação em saúde e o autocuidado:

a importância da valorização da saúde pelos indivíduos para os sistemas nacionais

Autores/as

Palabras clave:

Informação e Saúde, Autocuidado, Sistemas de saúde

Resumen

O objetivo desta comunicação é o de apresentar os resultados de um estudo que identificou os valores e crenças sobre saúde para a promoção e prevenção da saúde no âmbito dos sistemas nacionais. Os bancos de dados públicos, como o do IBGE/Brasil e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS, revelaram que no ano de 2012, 26,5% de todos os casos de câncer (114.497 casos) e 33,6% de todas as mortes por câncer no Brasil (63.371 mortes), poderiam ter sido evitadas com mudança do estilo de vida dos brasileiros (REZENDE et al, 2017, p.148). A partir destes percentuais, como os agentes públicos e privados podem contribuir para melhorar a saúde da população, garantindo a ela acesso democrático e efetividade ao cuidado? Nesta pesquisa, planejar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, é uma alternativa como mais satisfatória do ponto de vista social e econômico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarete Farias de Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora e pesquisadora do Departamento de Arquivologia da UFES e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFES.

Dante Augusto Galeffi, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Educação e Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da UFBA.

Francisco José Aragão Pedroza Cunha

Doutor em Difusão do Conhecimento e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da UFBA.

Publicado

2024-03-28

Cómo citar

MORAES, M. F. de; GALEFFI, D. A.; CUNHA, F. J. A. P. A informação em saúde e o autocuidado: : a importância da valorização da saúde pelos indivíduos para os sistemas nacionais. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 40–42, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/59949. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

SESSÃO TEMÁTICA I - Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde