O estado de conhecimento sobre curadoria digital:

análise na base de dados referencial de artigos de periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) de 2010 a 2020

Autores/as

Palabras clave:

Curadoria digital, Preservação digital, Documento digital - acesso, BRAPCI

Resumen

Este estudo apresenta uma discussão sobre como a curadoria digital vem ganhando destaque no campo da ciência da informação, alinhando a importância e a necessidade da gestão e preservação digital para o acesso à informação ao longo do tempo, o que representa um desafio à medida que o volume e a complexidade dos dados aumentam e a obsolescência tecnológica cresce. Com isso, justifica-se a escola e motivação para o desenvolvimento da pesquisa, haja vistas a crescente produção científica sobre a temática em diversas áreas com o objetivo de compreender seu conceito e implementação nas instituições. Desse modo, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de mapear o conhecimento produzido sobre Curadoria Digital na BRAPCI de 2010 a 2020, a fim de compreender o panorama da Curadoria Digital nesse período e na Ciência da Informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luani Messias da Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFS.

Alessandra dos Santos Araújo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Professora do Curso de Biblioteconomia e Documentação e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFS.

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

COSTA, L. M. da; ARAÚJO, A. dos S. O estado de conhecimento sobre curadoria digital:: análise na base de dados referencial de artigos de periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) de 2010 a 2020 . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 210–212, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58466. Acesso em: 21 nov. 2024.