A base de dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras:

análise das publicações na área de Arquivologia por docentes de instituições brasileiras

Autores/as

Palabras clave:

Base de dados, Pesquisas arquivísticas brasileiras, Divulgação científica, Pesquisas científicas

Resumen

A Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras (PAB) democratiza a divulgação dos projetos de pesquisas, de extensão, monografias, dissertações e teses elaboradas por docentes vinculados ao quadro efetivo dos 16 cursos de graduação em Arquivologia brasileiros de instituições públicas, utilizando as redes sociais como meio para disseminar o conhecimento científico e estabelecer vínculos relacionais com os interessados pela área arquivística, tais como: a base de dados, o Instagram, o Facebook e o YouTube (PAB, 2021). Esta pesquisa envolveu procedimentos como levantamento bibliográfico para a construção teórica, a coleta de dados na PAB e, ainda, teve uma abordagem na organização e na análise dos dados do tipo qualitativo e quantitativo: a primeira, onde foram categorizadas a produção, visando posterior análise e interpretação; enquanto que na segunda os resultados foram expressos em forma de porcentagens e organizados em tabelas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adelaide Helena Targino Casimiro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Biblioteconomia pela UFPB.

Maria Meriane Vieira da Rocha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Partaíba (PPGCI/UFPB). Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

CASIMIRO, A. H. T.; ROCHA, M. M. V. da. A base de dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras:: análise das publicações na área de Arquivologia por docentes de instituições brasileiras. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 176–, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58272. Acesso em: 3 jul. 2024.