Bibliodiversidade com democracia:
políticas ABM
Palabras clave:
Democracia, Diversidade social, Desigualdade social, Políticas bibliotecárias, Políticas documentais, Bibliotecas públicasResumen
Propõe-se um cruzamento entre democracia e bibliodiversidade para enquadrar políticas de documentação e bibliotecas públicas requeridas pelo presente contexto social e político. Situa-se historicamente o conceito de leitura pública em Portugal e contextualiza-se o seu presente pela associação a serviços públicos relevantes à população. Refere-se a necessidade de imaginação transformadora para responder aos questionamentos que uma fruição plena e alarga da das bibliotecas públicas coloca, passando por possibilidades colaborativas com outros agentes culturais para dar voz a formas de cidadania enriquecedoras da vida social e que deem corpo à re-significação da memória social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Paula Sequeiros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.