Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho:
um relato sobre a mediação da informação a partir do uso das mídias sociais
Palabras clave:
Mediação da informação, Profissional da informação, Bibliotecário - perfil, Serviço de Referência Digital, Bibliotecas universitárias, Mídias sociais, Informação e SaúdeResumen
Apresenta um relato do processo de mediação da informação a partir das redes sociais Instagram e Facebook enquanto dispositivos que auxiliam no processo de comunicação com os usuários da Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho. O trabalho tem como objetivo expor uma síntese sobre a atuação profissional no processo de mediação de conteúdos informacionais via dispositivos de comunicação da Web (mais especificamente as mídias sociais). A literatura aponta para a necessidade de que o bibliotecário de referência atue como agente promotor da mediação da informação, promovendo ações para a divulgação, intervenção e apropriação significativa de conteúdos informacionais direcionadas aos seus usuários. Os resultados das ações indicaram que o uso das mídias sociais são imprescindíveis, tanto para o desenvolvimento e visibilidade das atividades realizadas nas unidades informacionais, através do compartilhamento e interlocução de informações relevantes para o ambiente acadêmico, quanto para a própria satisfação das necessidades informacionais dos seus usuários. Os recursos tecnológicos de comunicação da web apresentam-se como ferramentas que merecem uma atenção especial no processo de mediação direta da informação. O engajamento dos usuários são registrados a partir dos depoimentos, críticas e sugestões registrados nos perfis da Biblioteca, tanto no Instagram quanto no Facebook via direct. As conclusões enfatizam a importância do papel do bibliotecário no uso das mídias sociais como dispositivos que integram o processo de mediação da informação e que sejam condizentes com a missão da Universidade enquanto promotora das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Descargas
Citas
ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. 278p. p.9-32.
CABRAL, Mayara. Biblio MKT: pelo posicionamento digital da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Biblio MKT, 2021. Disponível em: https://bibliomkt.com.br/ . Acesso em: 20 nov. 2021.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacye o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2001.
FIGUEIREDO, Nice Menezes. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Apb, 1999. 168p. (Coleção Palavra-Chave, 10).
GLOBAL Project. Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais? Campinas, SP: Global Project, 2020. Disponível em: https://globalproject.com.br/qual-a-diferenca-entre- midias-sociais-e-redes-sociais/ . Acesso em: 20 nov. 2021.
GREEN, Samuel. Personal relations between librarians and readers. American Library Journal, v. 1, n. 2, 1876.
KOBASHI, Nair Yumiko; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea. Revista TransInformação, Campinas, SP, n. 15, p. 7-21, set./dez., 2003.
LIMA, Paulo Costa. Trajetória histórica da Universidade. In: BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt; RIBEIRO, Jorge Luis Lordelo de Sales; PEIXOTO, Adriano Lemos de Alves . Plano de desenvolvimento institucional 2018 – 2022. Salvador: Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SUPAD), UFBA, 2017. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/plano-desenvolvimento-institucional- ufba_web_compressed.pdf . Acesso em: 02 jul. 2021.
MILANESI, Luiz. A formação do informador. [S,n: s.l.], 2002. Disponível em http://www.bax.com.br/Bax/Artigos/formacaoDoInformador.html. Acesso em: 09 nov. 2021.
MORENO, Patrícia da Silva. Serviço de Referência Digital: uma análise apoiada em agentes de interface. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan./mar 2016. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2572. Acesso em: 26 out. 2021.
PERAYA, Daniel. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: ALAVA, S. et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, Marilda L. Ginez de; FUJINO, Asa; NORONHA, Daisy P. (org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-96.
PIMENTA, Márcia Teresa da Rocha. Internet: fator de apoio ou promessa de enfraquecimento do serviço de referência em bibliotecas? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLITOECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 23 a 28 jun. 2002. 10 p. 1 CD-ROM.
SANTOS, Francisco Edvander Pires ; LIMA, Juliana Soares ; ARAÚJO, Irlana Mendes de. Mediação de bibliotecários liaison no ambiente universitário. In: FARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes (orgs.). Competência e Mediação da Informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN, 2019. p.20- 37.
SÃO PAULO. Centro de Gestão Documental (CGD). Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Gestão estratégica de mídias sociais para bibliotecas (curso). São Paulo: SisEB, 2021. Disponível em: https://cgd.cps.sp.gov.br/eventos/gestao- estrategica-de-midias-sociais-para-bibliotecas. Acesso em: 25 nov. 2021.
SENA, Priscila. Biblioteconomia e Ciência da Informação no Instagram. São Paulo: FEBAB, 2021. Disponível em: https://febab.org/2021/04/27/perfis-biblioteconomia-ciencia- da-informac-mais-recomendados-no-instagram. Acesso em: 25 nov. 2021.
SILVA, Alzira Karla Araújo da; BEUTTENMULLER, Zailton Frederico . O serviço de referência online nas bibliotecas virtuais da Região Nordeste.Enc. BIBLI: R. eletrônica de Bibl. Ci. Inform., Florianópolis, n. 20, jul. 2005. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/51372. Acesso em: 23 nov. 2021.
SOARES, Simária de Jesus et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 21., 2015, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: ABED, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS DA UFBA. Sobre o SIBI. Salvador, BA: SIBI, 2010. Disponível em: http://www.sibi.ufba.br/historico. Acesso em: 03 jul. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Flávia Catarino Conceição Ferreira, Rafael Matos Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.