O diploma digital na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública:

aprimoramento da representação da informação em arquivos escolares

Autores/as

Palabras clave:

Diploma digital, Transformação digital, Documento eletrônico, Arquivo escolar, Ministério da Educação - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Resumen

O trabalho apresenta o processo de implantação do projeto Diploma Digital, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) mantida pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), ou seja, de como surgiu o projeto nomeado de “e-Diploma”, da estruturação de suas ações, bem como a gestão, mecanismos e técnicas utilizadas, a partir de uma exigência governamental voltada para a segurança e transformação digital das Instituições de Ensino Superior (IES). Diante dos diferentes cenários tecnológicos e culturais no Brasil, o projeto constituiu-se como um grande desafio para a EBMSP e as diversas IES do país. O MEC, com a proposta de regulamentar o processo de emissão e registro do Diploma Digital, publicou as seguintes portarias: nº 330/2018, nº 1.095/2018, nº554/2019 e a nº 1.001/2021, caracterizando o Diploma Digital como sendo um “documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Herbet Menezes Dorea Filho, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lídia Maria Batista Brandão Toutain, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Filosofia pela Universidad de León - Espanha. Mestre em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estaduual de Campunas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

DOREA FILHO, H. M.; TOUTAIN, L. M. B. B. O diploma digital na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública:: aprimoramento da representação da informação em arquivos escolares . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 136–138, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58047. Acesso em: 3 jul. 2024.