Diálogos disciplinares e contribuições da arquivologia para a gestão de dados de pesquisa:
uma análise comparada entre Brasil e Espanha
Palabras clave:
Ciência aberta, Dados abertos de pesquisa, Documento digital, Gestão de documentosResumen
As universidades cumprem papel central na formação de pesquisadores, docentes, e na produção da ciência. Ao lado de institutos e centros de pesquisa, geram os arquivos da atividade científica por meio dos métodos, protocolos, técnicas, documentos e dados sobre investigações em variadas áreas, sendo importantes para a preservação e difusão do conhecimento e da cultura científica. A função social da ciência e seu compromisso com a explicação da realidade ganha novos contornos com a chamada ‘Ciência Aberta’, movimento internacional que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. Na base desse movimento está a ideia de um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável. No centro desse processo, encontram-se, as instituições, os cientistas, seus arquivos e suas práticas, em diálogo com campos e tradições disciplinares e profissionais voltados a gestão de documentos e dados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Paulo Roberto Elian dos Santos, María Manuela Moro Cabero
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.