Práticas de mediação em bibliotecas públicas e comunitárias no Brasil:
experiências em São Paulo e Rio de Janeiro
Palabras clave:
Mediação da informação, Bibliotecas públicas, Bibliotecas comunitáriasResumen
Este paper visa discutir aspectos do conceito de mediação da informação, destacando experiências e práticas de bibliotecas públicas e comunitárias como instituições mediadoras junto à comunidade e usuários. O percurso metodológico empregado consistiu de três etapas: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Realizou-se levantamento bibliográfico no portal de periódicos da CAPES, priorizando áreas de Ciência da Informação e da Comunicação. A abordagem teórica sugere que a democratização do acesso à informação e ao conhecimento, bem como a apropriação e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) são fundamentais e estratégicos para o enfrentamento das situações de exclusão e desigualdades, situando as bibliotecas públicas e comunitárias como instituições mediadoras de informação junto à comunidade e aos usuários, mas também como mecanismos de redução das diferenças sociais, sem perder de vista seu papel de estimuladoras do gosto pela leitura, à aprendizagem para pesquisa e a autonomia investigativa como condição para apropriação da informação e participação mais efetiva dos atores sociais, particularmente mulheres e jovens, na construção do conhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luis Claudio Borges, Gilda Olinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.