Práticas de mediação em bibliotecas públicas e comunitárias no Brasil:

experiências em São Paulo e Rio de Janeiro

Autores/as

  • Luis Claudio Borges Universidade Federal de Rondônia - UNIR https://orcid.org/0000-0002-9073-7510
  • Gilda Olinto Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Palabras clave:

Mediação da informação, Bibliotecas públicas, Bibliotecas comunitárias

Resumen

Este paper visa discutir aspectos do conceito de mediação da informação, destacando experiências e práticas de bibliotecas públicas e comunitárias como instituições mediadoras junto à comunidade e usuários. O percurso metodológico empregado consistiu de três etapas: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Realizou-se levantamento bibliográfico no portal de periódicos da CAPES, priorizando áreas de Ciência da Informação e da Comunicação. A abordagem teórica sugere que a democratização do acesso à informação e ao conhecimento, bem como a apropriação e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) são fundamentais e estratégicos para o enfrentamento das situações de exclusão e desigualdades, situando as bibliotecas públicas e comunitárias como instituições mediadoras de informação junto à comunidade e aos usuários, mas também como mecanismos de redução das diferenças sociais, sem perder de vista seu papel de estimuladoras do gosto pela leitura, à aprendizagem para pesquisa e a autonomia investigativa como condição para apropriação da informação e participação mais efetiva dos atores sociais, particularmente mulheres e jovens, na construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Claudio Borges, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bibliotecário-documentalista da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Gilda Olinto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Ciência Política pela University of Michigan. Graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Professora da UFRJ (convênio ECO/UFRJ-IBICT).

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

BORGES, L. C.; OLINTO, G. Práticas de mediação em bibliotecas públicas e comunitárias no Brasil:: experiências em São Paulo e Rio de Janeiro . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 111–113, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58015. Acesso em: 24 nov. 2024.