Biblioteca no Pilotis:

as Feiras de Arte no MAM Rio

Autores/as

Palabras clave:

Feira de livros, Museus de arte, Centro de documentação, Ações biblioteconômicas

Resumen

A Biblioteca do MAM Rio é uma das mais importantes bibliotecas especializadas em arte moderna e contemporânea do país. Com temática que se expande para arquitetura, design e paisagismo, a biblioteca conta com cerca de 31,5 mil publicações (livros, catálogos de exposições e obras de referência) e 618 títulos de periódicos. Seu crescimento se deu em paralelo ao do próprio museu. No início, serviu especificamente como apoio às atividades internas. No período de seu funcionamento no Bloco Escola, realizou exposições de publicações de arte no espaço destinado ao seu funcionamento. A biblioteca foi aberta ao público dentro do Bloco de Exposições em 1969, mas seu acervo foi inteiramente perdido no incêndio do museu em 1978. Um movimento de recolhimento de doações para recompor o acervo bibliográfico atravessou toda a década de 1980. O esforço envolveu muitas pessoas, outros museus, galerias e editoras, nacionais e internacionais. Na década de 1990, a biblioteca foi incorporada ao setor de Pesquisa e Documentação, saindo do Bloco de Exposições e instalando-se no Bloco Escola como parte do Núcleo de Pesquisa recém-instaurado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Bruno Batista Alves, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM, Rio de Janeiro

Especialista em Gestão Estratégica da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bibliotecário no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).
 

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

ALVES, R. B. B. Biblioteca no Pilotis:: as Feiras de Arte no MAM Rio. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 76–78, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58001. Acesso em: 3 jul. 2024.