Abordagem a uma proposta de gestão conjunta
Palabras clave:
Biblioteca familiar, Arquivo familiar, Fundo documental patrimonial familiar, Patrimônio cultural espanhol, Sistema de gestão intregradoResumen
A comunicação dá a conhecer parte do trabalho de investigação científica realizado no âmbito da análise e gestão de uma biblioteca e arquivo familiares, bem como os resultados alcançados. Considerado parte da herança e património cultural espanhol, este fundo documental foi reunido e produzido pelos membros das várias famílias pertencentes à linhagem castelhano-manchega Belmonte- Chico de Gúzman, ao largo de gerações. O estudo, representado pela locução “Fundo Documental Patrimonial Familiar” (FDPF) e o desenvolvimento deste conceito, apresenta uma nova proposta conceptual e de gestão – tanto documental, como patrimonial ou cultural –, que defende uma perspectiva de análise multi, inter e transdisciplinar, a qual assenta no seguinte e importante pressuposto: o da integração na diversidade, através da investigação da complementariedade informativa e material presente nos vários objectos documentais, livros e papéis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Camino Sánchez Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.