O Círio de Nossa Senhora de Nazaré como símbolo da memória e resistência social no Estado do Pará
Palabras clave:
Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Memória coletiva, Identidade cultural., Tradição, Festa religiosa - Pará - Brasil, ReligiosidadeResumen
O Círio de Nazaré é um fenômeno religioso rico, com complexo ritual mitológico. O evento é realizado anualmente e se tornou grande momento de celebração da cultura Paraense, em que os peregrinos buscam por absolvições e milagres. Nesse sentido, o Círio passou a ser objeto de culto e devoção, uma manifestação de salvamento da memória religiosa coletiva, transmitido como legado da história e identidade nazarena. Dessa forma, este trabalho tem como objetivos: fazer buscas nas obras que tratam do Círio como uma forma de preservação da memória paraense, buscando fazer uma relação com da festividade do Círio como um símbolo cultural e religioso; tratar a representatividade dos homossexuais durante a celebração do Círio como forma de resistência pelo seu reconhecimento na sociedade e também fazer referência a obras valiosas que fazem parte do acervo como objeto de cultura e preservação documental da celebração da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Utilizando-se de uma revisão da literatura, procurou-se abordar aspectos referentes aos conteúdos que correferem assuntos potencialmente ligados aos temas de memória como símbolo de resistência para produção, transmissão e preservação da informação religiosa paraense. Essa metodologia tem como base o delineamento de documentos, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, fazendo a relação das informações que se traduzem a presente representação simbólica da cultura na Nossa Senhora de Nazaré. Desse modo, resultando nesta pesquisa o quanto de memória cultural do Paraense, cuja manifestação religiosa material e imaterial se mostrou muito forte, principalmente na crença dos devotos da Nossa Senhora de Nazaré, o que culminou na transformação do Círio como patrimônio cultural brasileiro.
Descargas
Citas
ALVES, Isidoro. A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Estudos avançados, São Paulo, v. 19, n. 54, p. 315-332, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/3RfDRDLhw3PkzCXn668HLTH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 mar. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2005.
CENTRO DE CULTURA E FORMAÇÃO CRISTÃ - CCFC. Sobre a Bivizi. Disponível em: http://www.ccfc.com.br/conteudo_3_biblioteca.html. Acesso em: 12 abr. 2022.
COSTA, Francisco de A. et al. O Círio de Nazaré de Belém do Pará: economia e fé. Amazônia - Ciência e Desenvolvimento, Belém v. 3, n. 6, p. 93-125, 2008.
COSTA, Elisangela Silva da; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de. A Bibliotheca Pública do Pará: um sopro de civilidade na transição do império para a república na província do Pará.
BIBLOS, Rio Grande, RS, v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12175. Acesso em: 19 abr. 2022.
BELÉM DA SAUDADE: a memória de Belém do início do século em cartões-postais, pesquisa e organização de Rosário Lima da Silva e Paulo Chaves Fernandes. Belém: Secult, 1998. 273 p. 2ª edição revista e aumentada. Disponível em: https://fauufpa.files.wordpress.com/2015/03/belc3a9m-da-saudade.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.
DIAS, Nathália Caroline. Entre a memória coletiva e a história da nação: a construção social da imagem do cachaceiro. Faces de Clio, Juíz de Fora, MG, v. 1, n. 1, p. 123-149, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/facesdeclio/article/view/26423. Acesso em: 28 mar. 2022.
FERNANDES, Phillippe Sendas de Paula; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. No Círio de Nazaré, as filhas da Chiquita também fazem a festa: resistência, conflitos e reinvenção de uma urbe amazônica. Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 247-264, 2018. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/12377. Acesso em:18 abr. 2022.
FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ TANCREDO NEVES – FCP. Portal da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Belém, p. 1. 2012. Disponível em: http://www.fcptn.pa.gov. br/index.php/espacos-culturais/gbpav-gerencia-da-biblioteca-publica-arthur-vianna. Acesso em: 26 fev. 2022.
HALBWACHS, Maurício. Espacio y memoria colectiva. Estudios sobre las culturas contemporâneas , v. 3, n. 9, p. 11-40, 1990.
HENRIQUE, Márcio Couto. Do ponto de vista do pesquisador: o processo de registro do Círio de Nazaré como patrimônio cultural brasileiro. Amazônica-Revista de Antropologia, Belém, PA, v. 3, n. 2, p. 324-346, 2011. Disponível em: http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/amazonica/article/view/771/1048. Acesso em:12 abr. 2022.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN. Círio de Nazaré. Rio de Janeiro: Iphan, 2006. (Dossiê Iphan,1). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PatImDos_Cirio_m.pdf. Acesso:02 abr. 2022.
JUNQUEIRA, Antonio Hélio. Comunicação, recepção e consumo - construção de sentidos na arena do popular: A berlinda do Círio de Nazaré como suporte midiático. 335 f. 2009, Dissertação (Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, 2009.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
ROZARIO, Elton Santa Brígida do. Incursões, sociopolítica e lutas sociais dos Movimentos LGBTs. Anais... Encontro Internacional de Política Social, 7, Encontro Nacional de Política Social Contrarreformas ou Revolução:respostas ao capitalismo em crise, 14, Vitória, ES, 2019.
SERRA, Debora Rodrigues de Oliveira. Turismo Religioso, território e territorialidades: o círio de Nazaré em Belém-PA. Geo Uerj, Rio de Janeiro, v. 1, n. 24, p. 104-124, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/5078/5024. Acesso em:12 abr. 2022.
SILVA FILHO, Milton Ribeiro da. “Eu Sou a Filha da Chiquita Bacana...” notas antropológicas sobre a Festa da Chiquita em Belém do Pará.
VIDAL, Fabiano Cesar de Mendonça; ROSA, Maria Nilza Barbosa; LIMA, Izabel de França. Os Escritos de Ademar Vidal e seu Papel na Construção, Preservação e Disseminação da Memória Cultural. Anais... ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB), 18. v. 24, n. 2, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/180/1105. Acesso em: 30 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristiane Pantoja de Moraes, Deise Maria Antonio Sabbag
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.