A biblioteca popular como espaço de resistência e de criação de memórias locais, individuais e coletivas
Palabras clave:
Identidade, Biblioteca e Educação Permanente, Memória coletiva, Biblioteca pública, Memória culturalResumen
No ano de 2021 comemorou-se o centenário de Paulo Freire e no ano atual, 2022, completa-se quarenta anos da participação do educador no XI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Freire, em sua fala, Alfabetização de adultos e bibliotecas populares, destacou a importância de uma compreensão crítica da biblioteca, nessa perspectiva, além de um espaço de leitura de palavras a biblioteca seria um local de leitura e expressão da realidade de seus usuários. A biblioteca seria assim, um equipamento ou um espaço de resistência cultural e de fomento à criação de uma memória local, individual e coletiva, a partir dos relatos de seus usuários, da criação de publicaçõesfundamentadas em histórias orais de antigos moradores locais, de entrevistas com artesãos e artistas quefazem parte da comunidade das bibliotecas. Tendo como local de análise o Estado do Rio de Janeiro, poucas cidades estimulam a criação e a valorização de bibliotecas populares, no caso da capital, muitas dessas bibliotecas foram denominadas como bibliotecas escolares. Um município que se caracteriza como uma exceção dessa normalidade é a cidade de Niterói, que desde 2013 possui um sistema de bibliotecas populares, o presente
Descargas
Citas
GRAEL, Axel. Temos o compromisso de incentivo à leitura e à cultura em geral. Biblioo, 12 nov. 2020. Disponível em: <https://biblioo.info/axel-grael-temos-o-compromisso-de-incentivo-a-leitura-e-a-cultura-em-geral>. Acesso em: 15 jul. 2022.
CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 11., 1982, João Pessoa, PB. Anais[...] do XI. João Pessoa, PB: APBP, 1982. v. 1.
CORBO, Priscila de Assunção Barreto. Bibliotecas Públicas como lugares de memória e como redes de transformação. In: Informação e Memória: perspectivas em movimento. Ricardo Medeiros Pimenta; Leyde Klebia Rodrigues da Silva; Thayron Rodrigues Rangel (Org.). Rio de Janeiro: IBICT, 2021.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
FERNANDES, Amaury. Livro, objeto de memória. In: A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013. p. 249-262.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
FREIRE, Paulo. A educação de adultos e bibliotecas populares: considerações preliminares. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. João Pessoa-PB: APBP, 1982. v. 2, p. 93-109.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
KOONTZ, B.; GUBBIN, G. (Orgs.). Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas. Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 6. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2012.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo: Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História. v. 10, 1993.
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Dayo de Araújo Silva Côrbo, Priscila de Assunção Barreto Côrbo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.