Da inter à transdiciplinaridade:

uma proposta de formação integrada para arquivistas, bibliotecários e museólogos

Autores/as

Palabras clave:

Formação de competências, Orientações curriculares de educação, Programa educacional de graduação, Pós-graduação - Programa educacional

Resumen

O presente estudo, sob a forma de ensaio procura responder à questão apresentada em título: Da inter à transdisciplinaridade: Que formação integrada para Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos? Toma-se o ensaio como método, reconhecendo-se o eu discursivo que emerge provocado pelo caminho, que procura apresentar um pensamento com um valor de demonstração, aproximando-se da fenomenologia do ensaio. Parte-se da necessária definição prévia da ciência da informação, na perspetiva integradora das disciplinas aplicadas da arquivística, da biblioteconomia e da museologia, para, a partir de uma breve análise, examinar as possibilidades de oferta de uma formação integrada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Guardado da Silva, Universidade de Lisboa

Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutor em História Medieval pela Universidade de Lisboa, e Agregado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra. Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM) e do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão. Sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).

Publicado

2023-01-02

Cómo citar

SILVA, C. G. da. Da inter à transdiciplinaridade:: uma proposta de formação integrada para arquivistas, bibliotecários e museólogos . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 20–22, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57930. Acesso em: 3 jul. 2024.