Informação sobre a COVID-19 em comunidades periféricas:

um projeto do programa carro biblioteca da UFMG

Autores/as

Palabras clave:

Divulgação científica, Comunidades Periféricas, Covid-19, Informação e Saúde

Resumen

O artigo descreve o Projeto COVID-19/Carro Biblioteca e analisa como os conteúdos científicos informacionais sobre a pandemia e suas consequências foram elaborados, quais foram os processos de mediação estabelecidos com as comunidades destinatárias e qual a avaliação das lideranças comunitárias sobre o projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Guiomar da Cunha Frota, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Docente  da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (Sociedade Brasileira de Instrução). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.  

Marina Cajaíba da Silva Horta, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Luiz dos Reis Lima e Silva, Noar Digital

Diretor de cena e fotografia em cinema e vídeo pela Noar Digital. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Belo Horizonte. 

Luana Letícia Dornelas Bozi, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Citas

DUMONT, Lígia Maria Moreira. A extensão através do carro-biblioteca. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. 2 p. 182-191, jul./dez. 1995.

MOURA, Maria Aparecida. Construção social da Cidadania científica. In: MOURA, Maria Aparecida. (org.) Educação científica e cidadania. Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012.

MARTINS, Ana Amélia Lage. Mediação: reflexões no campo da Ciência da Informação: il., enc. Orientadora: Alcenir Soares dos Reis. Dissertação (mestrado) –Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. 2010. 253 p.

OLIVEIRA, Dalgiza Andrade; DUMONT, Lígia Maria Moreira; GOMES, Gracielle Mendonça Rodrigues. O Programa Carro-Biblioteca: frente de leitura nos 65 anos da Escola de Ciência Da Informação da Universidade Federal De Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 20, p. 1-10, dez. 2015. ISSN 19815344. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2659/1695. Acesso em: 23 maio 2020.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

FROTA, M. G. da C.; HORTA, M. C. da S.; SILVA, R. L. dos R. L. e; BOZI, L. L. D. Informação sobre a COVID-19 em comunidades periféricas:: um projeto do programa carro biblioteca da UFMG. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 239–245, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57815. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

COMUNICAÇÕES: Informação e desinformação: Impactos na vida humana e ecos sociais