Fontes para a história do ensino secundário:

os diários de classe das “disciplinas de História” no Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968)

Autores/as

Palabras clave:

Fontes documentais, Diários de classe, Ensino secundário, Ginásio Estadual de Itabaiana, História da Educação - Sergipe, História das disciplinas escolares, Secondary education, Class reports, History of school subjects

Resumen

The purpose of this article is analyzing class reports as a source for the history of secondary education, more precisely, for the History of the “subjects of History”, namely: History of Brazil, America and General, from the Ginásio Estadual de Itabaiana, between 1951 to 1968. To achieve this goal, at first, we present a brief discussion on the history of school subjects. Following that, we deal with aspects of the History of secondary education in Sergipe and the Ginásio Estadual de Itabaiana, later, we present elements of the materiality of the class reports located in the School Archive of the current Colégio Estadual Murilo Braga, as well as some problematizations for working with such sources in the studies of the History of Education

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Campus Araraquara). Doutor e Mestre em Educação, graduado em História Licenciatura pela UFS. Líder do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS) e membro do Grupo de Pesquisas Relicário (DED/UFS) e Heduca (UFPel/CNPq). Orcid: htps://orcid.org/0000-0001-9683-5413.

Ana Márcia Barbosa dos Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFS. Doutora e Mestra em Educação e Licenciada em Letras-Português pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7697-4763.

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS). Líder do Grupo de Pesquisa Relicário (DED/UFS) e membro do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/UFPel). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9818-9977.

Rosemeire Marcedo Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação e Pedagogia pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7217-3187.

Simone Paixão Rodrigues, Faculdade São Luís de França - FSLF

Docente da Faculdade São Luís de França. Atua no Arquivo Público do Estado de Sergipe / Secretaria de Estado da Educação - APES / SEDUC. Doutora e Mestra em Educação pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA). Orcid: https: //orcid.org/0000-0003-4640-1865.

Citas

ALVES, Eva Maria Siqueira et al. A profissão docente secundarista em Sergipe: desdobramentos da Lei Orgânica do Ensino secundário (1942-1961). In: CASTRO, César Augusto (org.). Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas. São Luís: EDUFMA, 2019.

ALVES, Eva Maria Siqueira et al. Ensino Secundário em Sergipe (1942-1961). Relatório Final de Pesquisa. Aracaju, 2020.

ALVES JÚNIOR et al. História do ensino de História: desafios para uma nova escrita de síntese. Revista História Hoje. v. 10, n. 19, p. 294-312, 2021

ALVES, Nilda. Diário de classe, espaço de diversidade. In: MIGNOT, Ana Cristina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos (orgs.). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Cultura Memória e Currículo; v. 3).

BRASIL. Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Diário Oficial da União - Seção 1 - 24/4/1942, Página 6717.

BRASIL. Lei nº 1.359, de 25 de abril de 1951. Modifica a seriação de disciplinas do curso secundário estabelecida no Decreto-lei nº 4.244, de 1942. Diário Oficial da União - Seção 1 - 28/4/1951, Página 6593.

CHERVEL, Andre. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

COSTA, Rosemeire Marcedo. Fé, civilidade e ilustração: as memórias de ex-alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1903-1973). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2003.

COSTA, Silvana Santana. Histórias contadas e vividas: memórias da escola normal rural Murilo Braga de Itabaiana (1950-1972). 2016. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2016.

FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História e ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GOODSON, Ivor. La construcción social del curriculum: possibilidade y âmbitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación, v. 295, n. 1, p. 7-37, 1991.

GRAÇA, Tereza Cristina Cerqueira da. Pés de anjo e letreiros de neon: ginasianos na Aracaju dos anos dourados. São Cristóvão: Editora da UFS, 2002.

LIMA, José Rivadálvio. Cinquentenário do Colégio Estadual “Murilo Braga”. Aracaju: J. Andrade Ltda, 2002.

MIRANDA, Bruna Camila Both. A CADES e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

RIBEIRO JUNIOR, H. C; MARTINS, M. C. Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos. Reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 18, p. 1-26, 2018.

MENEZES, Jaci Maria Ferraz de; PESSANHA, Eurize Caldas. Apresentação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 59, p. 12-15, out. 2020.

MIGUEL, Aline da Conceição. Escola Normal Rural Murilo Braga: formando professores para a área rural? (1949-1969). 2011. 76 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas. Historiografia da educação e fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 17-62.

OLIVEIRA, Paloma Rezende; COSTA, Nailda Mariho. As mulheres no ensino secundário: percursos das primeiras professoras do Colégio Pedro II. Revista História em Reflexão, v. 14, p. 321-344, 2020.

PEREIRA, Soleide dos Santos. Memórias da juventude estudantil do Colégio Estadual Murilo Braga em Itabaiana/SE: 1977-1984. 2002. 90 f. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Qualificação Docente II, Departamento de História, Itabaiana, 2002.

PESSANHA, Eurize Caldas. Ensino secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961). Projeto de Pesquisa - Universidade Federal da Grande, Dourados, 2017.

PESSANHA, Eurize Caldas; ASSIS, Wanderlice da Silva; SILVA, Stela Sanches Oliveira. História do Ensino Secundário no Brasil: o caminho para as fontes. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 2, p. 311-330, maio/ago. 2017

RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos; MARTINS, Maria do Carmo. Reorganização do sistema de ensino em tempos democráticos: reforma curricular de 1951 e o ensino de história. Revista Brasileira de História da Educação, v. 18, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42978 Acesso em: 2 jun. 2021.

RODRIGUES, Simone Paixão. Por uma educação católica: um estudo sobre a disciplina religião no Ginásio Santa Teresinha (1947 – 1968). 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.

SANTOS, Betisabel Vilar de Jesus. Luzes e blecautes em cidades adormecidas – a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos no cenário educacional sergipano. São Cristóvão/SE: Editora da UFS; Aracaju/SE: Fundação Oviêdo Teixeira, 2003.

SANTOS, Isabel de Carvalho. Colégio Estadual Murilo Braga, Itabaiana-SE (1949-1999): uma contribuição à sua história. 2002. 137 f. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Sergipe, Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Qualificação Docente II, Itabaiana, 2002.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação: RHE., Porto Alegre, v. 16. n. 37, p. 73-91, maio/ago. 2012.

SILVA, Wênia Mendonça. Um olhar sobre o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense: sua configuração, objetivos e práticas como fonte para a história da educação em Sergipe (2005-2016). 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

SOUZA, Teresa Cristina (org.). Ecos do Murilo. Aracaju, Infographics, 2019.

VIANA, Diogo Henrique. Ensino de história da América: currículo e livros didáticos na década de 1950. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

VIÑAO, Antonio. História das Disciplinas Escolares. Revista Brasileira de História da Educação, [S.l], n. 18, p. 174-216, 2008.

Descargas

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

OLIVEIRA, J. P. G.; SANTANA, A. M. B. dos S.; OLIVEIRA, R. T. de M.; COSTA, R. M.; RODRIGUES, S. P. Fontes para a história do ensino secundário: : os diários de classe das “disciplinas de História” no Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 56–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57798. Acesso em: 24 nov. 2024.