Fontes para a história do ensino secundário:

os diários de classe das “disciplinas de História” no Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968)

Autores/as

Palabras clave:

Fontes documentais, Diários de classe, Ensino secundário, Ginásio Estadual de Itabaiana, História da Educação - Sergipe, História das disciplinas escolares, Secondary education, Class reports, History of school subjects

Resumen

The purpose of this article is analyzing class reports as a source for the history of secondary education, more precisely, for the History of the “subjects of History”, namely: History of Brazil, America and General, from the Ginásio Estadual de Itabaiana, between 1951 to 1968. To achieve this goal, at first, we present a brief discussion on the history of school subjects. Following that, we deal with aspects of the History of secondary education in Sergipe and the Ginásio Estadual de Itabaiana, later, we present elements of the materiality of the class reports located in the School Archive of the current Colégio Estadual Murilo Braga, as well as some problematizations for working with such sources in the studies of the History of Education

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Biografía del autor/a

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Campus Araraquara). Doutor e Mestre em Educação, graduado em História Licenciatura pela UFS. Líder do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA/UFS) e membro do Grupo de Pesquisas Relicário (DED/UFS) e Heduca (UFPel/CNPq). Orcid: htps://orcid.org/0000-0001-9683-5413.

Ana Márcia Barbosa dos Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFS. Doutora e Mestra em Educação e Licenciada em Letras-Português pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7697-4763.

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS). Líder do Grupo de Pesquisa Relicário (DED/UFS) e membro do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/UFPel). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9818-9977.

Rosemeire Marcedo Costa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestra em Educação e Pedagogia pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa “Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem” (DEHEA). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7217-3187.

Simone Paixão Rodrigues, Faculdade São Luís de França - FSLF

Docente da Faculdade São Luís de França. Atua no Arquivo Público do Estado de Sergipe / Secretaria de Estado da Educação - APES / SEDUC. Doutora e Mestra em Educação pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa: Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA). Orcid: https: //orcid.org/0000-0003-4640-1865.

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Publicado

2023-11-30

Cómo citar

OLIVEIRA, J. P. G.; SANTANA, A. M. B. dos S.; OLIVEIRA, R. T. de M.; COSTA, R. M.; RODRIGUES, S. P. Fontes para a história do ensino secundário: : os diários de classe das “disciplinas de História” no Ginásio Estadual de Itabaiana/SE (1951-1968) . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 56–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57798. Acesso em: 3 jul. 2024.