Mural digital NAPP-FMB-UFBA:

atuação dos estudantes bolsistas antes e durante a pandemia

Autores/as

  • Gabriela Flor Martins Universidade Federal da Bahia - UFBA https://orcid.org/0000-0002-1412-2661
  • Letícia Silveira Vasconcelos Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Luciana Santos Arruda Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Arthur Victor Cuesta dos Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palabras clave:

Pandemia, Saúde do estudante, Meios Digitais, Coronavírus, Covid-19, Informação e Saúde

Resumen

O Projeto Mural Digital é uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina (NAPP-FMB-UFBA). Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência dos estudantes bolsistas na implementação do projeto Mural Digital como açãode prevenção e promoção da saúde, desenvolvida pelo Núcleo. A análise possibilitou perceber como o trabalho desenvolvido pelos bolsistas tem gerado uma maior aproximação entre o NAPP-FMB-UFBA e os estudantes de Medicina e demostrou, também, um crescimentonaadesão à proposta do Mural, consolidando-o como importante recurso para o desenvolvimento do trabalho do Núcleo, em particular nesse períodode distanciamento social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Flor Martins, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduanda em Medicina e Bacharelada em Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Letícia Silveira Vasconcelos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Psicóloga pela UFBA

Luciana Santos Arruda, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Assistente Social no Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina da UFBA.

Arthur Victor Cuesta dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduando em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Citas

ALMEIDA, A. M. et al. Common mental disorders among medical students. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 56, p.245-251, 2007.

BARBOSA, A. S. J.; FREITAS, I. C. F. Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados em estudantes de Medicina da UFBA. Monografia, Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, 55f, 2016.

BEZERRA, I. M. P.; SORPRESO, I. C. E. Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca da reorientação de práticas. HYPERLINK "http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1282&lng=pt&nrm=iso"Journal of Human Growth and Development, v.26,n.1, 2016.

BORINE, R. C. C.; WANDERLEY, K. S.; BASSITT, D. P. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde.Estudos Interdisciplinares em Psicologia,v. 6,n.1, 2015.

CATUNDA, M. A.; RUIZ, V. M. Qualidade de vida de universitários.Revista Pensamento plural, v.2, n.1, p.22-31, 2008.

CAVALCANTE, M. S. et al. Qualidade de vida dos estudantes do primeiro e sexto ano do curso de medicina. Revista Medicina, v. 98, n.2, p.99-107, São Paulo, 2019.

FREITAS, I. C. F. Estresse e qualidade de vida em estudantes de medicina do internato. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia, 2011.

MOUTINHO, I. L. D. et al. Mental health and quality of life of Brazilian medical students: Incidence, prevalence, and associated factors within two years of follow-up.Psychiatry Research 274 (2019) 306–312.

PACHECO, J. P. et al. Mentalhealth problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.39 n.4. São Paulo Oct./Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462017000400369

PADOVANI, R.C. et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v.10, n.1, p. 02-10, 2014.

ROTENSTEIN, L. et al. Prevalence of depression, depressive symptoms, and suicidal ideation among medical students: a systematic review and meta-analysis.JAMA, 316 p. 2214-36, 2016. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2589340

SANTOS, A. T. R. et al. Burnout syndrome among internship medical students. Med.Educ, v.45, p.1146, 2011.

SILVA, M. J. S; SCHRAIBER, L. B; MOTA, A. O conceito de saúde na Saúde Coletiva: contribuições a partir da crítica social e histórica da produção científica.Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n.1, 2019.

SILVEIRA, C. et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior experiência da consulta de psiquiatria do centro hospitalar São João. Acta Médica Portuguesa,v.24, n.S2, p.247-256, 2011.

TAVARES, M. et al. Apoio psicológico e social a estudantes nas universidades brasileiras. In: KULLMANN, Geila Gonçalves et al. (org.) Apoio Estudantil: Reflexões sobre o Ingresso e Permanência no Ensino Superior. Editora UFSM, 2008, p. 257-287.

Publicado

2020-09-11

Cómo citar

MARTINS, G. F.; VASCONCELOS, L. S.; ARRUDA, L. S.; SANTOS, A. V. C. dos. Mural digital NAPP-FMB-UFBA:: atuação dos estudantes bolsistas antes e durante a pandemia. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 556–, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57744. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

COMUNICAÇÕES: Práticas estruturadas de informação em redes e sistemas