Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19:
relato de atuação na Universidade Federal do Ceará
Palabras clave:
Biblioteca universitária, Bibliotecário - Atuação, Covid-19, Coronavírus, Pandemia, Universidade Federal do CearáResumen
O presente estudo contextualiza-se no período da pandemia de COVID-19, abordando aspectos teóricos e práticos no que diz respeito às bibliotecas e à adaptação administrativa, oferecimento de recursos informacionais. Aborda no referencial teórico questões voltadas aos novos protocolos desenvolvidos pelas bibliotecas neste período, bem como as novas formas de atuação do bibliotecário envolvendo as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, tem como objetivo analisar a atuação da Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (BU-UFC) identificando que aspectos demarcam a atuação da biblioteca e equipe de bibliotecários durante a pandemia. Como resultado recuperou-se 100 notícias apresentadas e discutidas em quatro categorias: a) adaptação dos fluxos administrativos, b) serviços de informação e capacitação do usuário, c) disseminação da informação científica e d) ação cultural. Como conclusão evidencia a atuação da BU e dos bibliotecários em diversos eixos, com o propósito de continuar disponibilizando informação à comunidade acadêmica.
Descargas
Citas
ANJOS, Anabela. As Bibliotecas públicas face à pandemia da COVID-19. Postal, 2020. Disponível em: https://postal.pt/opiniao/2020-09-09-As-Bibliotecas-publicas-face-a-pandemia-da-COVID-19. Acesso em: 16. maio 2021.
BAPTISTA, Michele Marques; GONÇALVES, Márcia Servi. Ações e atividades culturais em bibliotecas universitárias: a busca por espaços mais atrativos aos usuários na biblioteca central da universidade de Caxias do Sul. Revista ACB, v. 23, n. 3, p. 542-554, 2018.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Liderança & formação e desenvolvimento de equipes. São Paulo: SP, SIBi, 2002. Apostila.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Covid-19 no Brasil. Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/Covid-19_html/Covid-19_html.html. Acesso em: 20 abr. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
HUBNER, Marcos Leandro Freitas; KUHN, Ana Carolina Araujo. Bibliotecas Universitárias como espaço de aprendizagem. Biblos v. 31, n. 1, 51-72, 2017.
LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Izabel Lima dos; SANTOS, Francisco Edwander Pires. Google classroom como ferramenta para treinamentos a distância: um relato de experiência em bibliotecas universitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 1511-1535, 2017.
MARTELETO, Regina Maria. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Pesq. bras. ci. inf., Brasília, v. 3, n. 1,p. 27-46, 2010.
MENDES, Suênia Oliveira. Lives, postagens, curtidas, webinários: que ciência é essa?. In: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; FURTADO, Cassia; PERCEGUEIRO, Cláudia Maria de Abreu (Orgs). Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores. São Luís: EDUFMA, 2021.
MORAES, Maria Helena Machado de. As tecnologias de informação e comunicação contribuindo para a disseminação da produção científica. BIBLOS, v. 26, n. 1, p. 57-64, 2012.
SALA, Fabiana et al. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, v. 5, n. 1, p. 10-32, 2020.
SANTOS, João Carlos Gardini. O procedimento de reabertura das bibliotecas após a quarentena: uma compilação das medidas de prevenção contra o novo corona-vírus (SARS-CoV-2). Múltiplos olhares em Ciência da informação, v. 10, p. 1-13, 2020.
SILVA, Maria de Lourdes Gomes. O trabalho do bibliotecário em tempos de pandemia: desafios e perspectivas. 2020. 43 f. Monografia - Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (SNBP). Recomendações técnicas COVID-19. SNBP, 2020. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/recomendacoes-tecnicas-Covid-19/. Acesso em: 20 abr. 2021.
SOPHIA. O papel da biblioteca escolar no cenário da pandemia. Sophia, 2020. Disponível em: https://www.sophia.com.br/blog/o-papel-da-biblioteca-escolar-no-cenario-da-pandemia. Acesso em: 20 abr. 2021.
SPUDEIT, Daniela. Gestão de projetos em unidades de informação. In: SPUDEIT, Daniela; KROEFF, Márcia Silveira (org). Gestão de Unidades de Informação. São Paulo: FEBAB, 2017.
TANUS, Gabrielle Francinne de S.C.; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de Covid-19. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v. 31, n. 3, 2020.
TEOTÔNIO, Mara Karoline Lins. Bibliotecário 2.0: novos desafios na era da sociedade em rede. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 34-49, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Prorrogação do prazo de devolução no Sistema de Bibliotecas. Biblioteca Universitária, 2020a. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/prorrogacao-das-devolucoes-no-sistema-de-bibliotecas-da-ufc/. Acesso em: 5 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. CadOnline: faça seu cadastro na biblioteca sem sair de casa. Biblioteca Universitária, 2020b. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/cadonline-faca-seu-cadastro-na-biblioteca-sem-sair-de-casa/. Acesso em: 5 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Plano de retomada das atividades presenciais do Sistema de Bibliotecas da UFC. Biblioteca Universitária, 2020c. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/plano-de-retomada-das-atividades-presenciais-do-sistema-de-bibliotecas-da-ufc/. Acesso em: 5 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária informa sobre abertura dos salões de estudo individual. Biblioteca Universitária, 2020d. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/biblioteca-universitaria-informa-sobre-abertura-dos-saloes-de-estudo-individual/. Acesso em: 5 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. V Semana de Metodologia & Produção Científica. Biblioteca Universitária, 2020e. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/v-semana-de-metodologia-producao-cientifica/. Acesso em: 12 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Dicas culturais: arte e inclusão. Biblioteca Universitária, 2020f. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/dicas-culturais-arte-e-inclusao/. Acesso em: 12 maio 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência realiza seleção para Bolsa Arte 2021. Biblioteca Universitária, 2020g. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/secao-de-atendimento-a-pessoas-com-deficiencia-realiza-selecao-para-bolsa-arte-2021/. Acesso em: 12 mai. 2021
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Arte na Biblioteca lança o programa Bota a Tua. Biblioteca Universitária, 2020h. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/arte-na-biblioteca-lanca-o-programa-bota-a-tua/. Acesso em: 12 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária informa sobre abertura dos salões de estudo individual. Biblioteca Universitária, 2021a. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/fechamento-de-saloes-de-estudo-e-laboratorios/. Acesso em: 5 mai. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Atualizações sobre funcionamento das bibliotecas. Biblioteca Universitária, 2021b. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/atualizacoes-sobre-funcionamento-das-bibliotecas/. Acesso em: 5 mai. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Fontes Documentais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.