Ernesto Roma - associativismo e cultura
Keywords:
Ernesto Roma, Médico-cultural, Associativismo e CulturaAbstract
Ernesto Galeão Roma é um médico muito conhecido como especialista no campo da diabetes e pela forma inovadora como concebeu a relação médico doente, que aprendeu no seu estágio em Boston, nos anos de 1922 e 1923, com Richard Clarke Cabot. De volta a Portugal aplicou os seus conhecimentos de uma forma original e muito característica da sua personalidade – fundou, em 1926, uma associação de apoio aos Diabéticos, a APDP – Associação Protetora dos Diabéticos Pobres/ Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Apesar do grande empenho e das muitas horas de trabalho consagradas à prática clínica, à docência em várias instituições e à gestão e direção clínica da APDP, Roma encontrou ainda energias para se entregar a um projeto cultural e associativo de grande importância no Portugal do século XX. Nesta comunicação, de acordo com a área temática do congresso, vamos dar a conhecer as atividades culturais desenvolvidas por Ernesto Roma, numa área externa à medicina – o estudo da história da alimentação e da gastronomia, que o integra no âmbito do conceito operatório de “médico-cultural”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Paulo Manuel Gonçalves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.