Apoio na escolha de repositórios de dados através de plano de gestão de dados:
o caso Ipalliance
Keywords:
Ciência Aberta, Gestão de dados, Repositórios de dadosAbstract
No contexto da Ciência Aberta e requisitos existentes para divulgação dos resultados de investigação pretende-se discutir a importância da criação de um Plano de Gestão de Dados (PGDs) como suporte ao depósito, publicação e partilha de dados para um projeto financiado pelo fundo Next GenerationEU Fund. Neste trabalho estão a ser considerados os três tópicos principais, isto é, a Ciência Aberta, os Planos de Gestão de Dados e os repositórios de dados. Assim, a Ciência Aberta repete um contexto de acesso aberto à informação, possibilitando aos investigadores a partilha de conhecimento em ambiente aberto e de livre acesso ao público, com um alto impacto social e económico, promovendo a transparência na ciência (Comissão Europeia, 2017).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mafalda Lopes, Miguel Padilha, Yulia Karimova
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.