Conectados pela leitura:
o Clube de Leitura Virtual Rosa dos Ventos no IFBA - Campus Paulo Afonso
Keywords:
Ambiente digital compartilhado, Biblioteca, Mídia digital, Leitura - Incentivo, Clube de Leitura VirtualAbstract
A leitura vai além de "apenas" entender o que aquela palavra escrita quer dizer, abrangendo a capacidade do sujeito- conscientemente ou não- de reescrever, transformar e construir opiniões a partir de uma análise crítica. Nesse sentido, em meio a um cenário pandêmico, a Biblioteca do Instituto Federal da Bahia, Campus Paulo Afonso, por meio de comissão formada por servidores, criou o Clube de Leitura Virtual Rosa dos Ventos, com o objetivo de continuar a promoção da leitura aos seus usuários num formato digital, buscando incentivar a socialização, o compartilhamento de experiências e instigar a busca de grandes clássicos da literatura por meio de acesso gratuito. A metodologia pauta-se na observação sistemática participante, visto que a comissão participou das atividades propostas. O processo deu-se em três etapas, todas pela plataforma Microsoft Teams, no período de 01/09/2020 a 03/11/2020. Na primeira, houve interações entre a comissão e os participantes para decisões pertinentes ao grupo. Na segunda, houve a abertura do Clube para discutir a obra "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, com os participantes. E na terceira, aplicou-se um questionário de pesquisa de satisfação aos participantes e ficou evidente, por meio dos resultados obtidos, a importância da atuação da biblioteca para o desenvolvimento de projetos dessa natureza, e comprovou-se o êxito na execução da proposta e a possibilidade, mesmo a distância, de estimular o hábito e o gosto pela leitura nos usuários, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Downloads
References
BECKER, Caroline da Rosa Ferreira; FAQUETI, Marouva Fallgatter. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015. 108 p.
BICHERI, Ana Lúcia Antunes de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Bibliotecário escolar: um mediador de leitura. Bibl. Esc. em Rev., Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 41-54, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106585. Acesso em: 9 ago. 2021.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo).
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval.pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 ago. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEITIS JUNIOR, Arthur. A biblioteca enquanto campo de educação não formal. Orientador: Ivo José Both. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2018. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/100. Acesso em: 25 jul. 2021.
MICROSOFT TEAMS. In: WIKIPEDIA: a enciclopédia livre. [S.l]: [Wikimedia Foundation, 2021]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Teams. Acesso em: 17 ago. 2021. [site]
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (Brasil). Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil, [S. l.], mar./2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde,previsto%20no%20Regulamento%20Sanit%C3%A1rio%20Internacional. Acesso em: 25 jul. 2021. [site].
RASTELI, Alessandro. Mediação da leitura em bibliotecas públicas. Orientadora: Lídia Eugênia Cavalcante. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93717/rasteli_a_me_mar.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 set. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Paula Santos Souza Teixeira, Danyelle Almeida Saraiva, Elizabete Lira do Nascimento, Ercules Machado Rocha, Thais Angélica Bernardes Lopes Brandão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.