Inovação na gestão dos processos de comunicação e informação com o sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas:

um estudo de caso nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia.

Authors

Keywords:

Tecnologia da Informação e da Comunicação, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, Pós-Graduação Stricto Sensu

Abstract

Os sistemas informatizados se configuram como inovações das atividades de gestão e pedagógicas por elas desenvolvidas. O objetivo desta pesquisa é identificar quais os impactos nos comportamentos e nos hábitos infocomunicacionais a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) proporcionou aos usuários dos cursos de Pós- Graduação Stricto Sensu em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, por meio de análise descritiva e documental. Os sujeitos da pesquisa são os técnico-administrativos. Como instrumentos coadjuvantes da pesquisa, serão aplicados questionários junto ao público-alvo atinente ao curso supracitado. Como resultado, espera-se identificar se o uso do SIGAA nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde/UFBA agregou novos comportamentos e hábitos aos seus usuários e se as mudanças advindas do uso desse sistema, implicados pela inovação, possibilitou avanços na gestão dos processos infocomunicacionais a ele vinculados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Isabele Casaes de Carvalho, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Servidora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lídia Maria Batista Brandão Toutain, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Filosofia pela Universidad de León - Espanha. Mestre em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Published

2023-01-02

How to Cite

CARVALHO, C. I. C. de; TOUTAIN, L. M. B. B. Inovação na gestão dos processos de comunicação e informação com o sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas:: um estudo de caso nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia. . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 139–141, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58048. Acesso em: 23 nov. 2024.