As plataformas Digitais de Arquivos municipais portugueses:
uma análise exploratória
Keywords:
Arquivos municipais, Plataformas digitais, Transição digital, Abordagem centrada no utilizadorAbstract
Problemática: Os novos paradigmas da infocomunicação têm revolucionado a forma como a informação é criada e partilhada na sociedade em rede. No paradigma científico- tecnológico atual, o utilizador reforçou o seu papel de agente fulcral na circulação da informação. Qualquer estratégia de mediação deve contribuir para a satisfação das suas necessidades. Idealmente, a mediação da informação em Arquivo faz-se através de plataformas digitais, definidas como uma “base tecnológica concebida e usada humana e socialmente para que se produza, armazene, recupere, dissemine, comunique e transforme o fluxo informacional” (Passarelli et al, 2014, p. 116).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Nuno Francisco Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.