Efeitos sistémicos da integração tecnológica de arquivos, bibliotecas e museus:
a perspetiva dos responsáveis por projetos de agregação de recursos em Portugal
Keywords:
Sistema de informação, Metainformação, Portal de pesquisa integrada - PortugalAbstract
Diversos projetos de agregação de metainformação proveniente de arquivos, bibliotecas e museus (ABM) portugueses resultaram na criação de portais de pesquisa integrada, mas a literatura sobre estes projetos é escassa (Freitas et al., 2015; Freitas & Sousa, 2016; Horta, 2019). Este estudo visa analisar os efeitos sistémicos da integração tecnológica de metainformação, particularmente, a relação entre a dimensão tecnológica e de organização e representação da informação (Justino, 2013; Farneth, 2016; Koster & Woutersen-Windhouwer, 2018) e a questão da integração e da transformação dos sistemas de informação (Zorich et al., 2008; Wellington, 2013; Constantine et al., 2018; Warren & Matthews, 2019, 2020) das instituições de memória (Hjerppe, 1994; Hjørland, 2000; Kirchhoff et al., 2008; Rasmussen & Hjørland, 2021). A pergunta de partida é: quais os efeitos que os projetos de agregação da metainformação de objetos informacionais produziram na dinâmica das organizações?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jorge Manuel Rias Revez, Luís Miguel Nunes Corujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.