De volta para comunidade:

recuperando a Biblioteca Lélia Abramo em Ribeirão Preto, SP

Authors

Keywords:

Biblioteca comunitária, Representação descritiva da informação, Catalogação temática., Organização da informação, Biblioteca Lélia Abramo, PHL, Programa Ribeirão das Letras

Abstract

Community libraries are increasingly proving their importance in the education and cultural landscape as they directly impact social scopes, not only through their literary collections but also through complementary actions that can be developed within their contexts. The Lélia Abramo Library, situated within the Cerâmica São Luiz space in Ribeirão Preto, was established during the Ribeirão das Letras Program but remained abandoned for more than 10 years. In 2021, with support from PROAC (notice 24/2020), the library was reorganized, and several cultural activities were conducted to promote the space and its local integration. We present an experiential report highlighting the outcomes of this reorganization and the products created to facilitate the use and access to the collection, aiming for self-management facilitation. Quantitative and qualitative analyses of the collection are presented, demonstrating that beyond the recovery and arrangement of the collection, this initiative can serve as a model for the recovery of spaces facing similar situations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suzana Maria Ketelhut, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Mestra em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo(USP) e Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). E-mail: smketelhut@usp.br

Marcia Regina da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Professora do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – Ribeirão Preto e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Federal de São Carlos (PPGCI/UFSCar). Doutora em Educação pela UFSCar. E-mail: marciaregina@usp.br

References

AASL, American Association of School Librarians. AASL Launches Second School Library Closure Survey: Reports Additional Results from First Survey. AASL, 15 abr. 2020. Disponível em: https://knowledgequest.aasl.org/aasl-launches-second-school-library-closure-survey-reports-additional-results-from-first-survey/. Acesso em 05 jul. 2020.

ALMEIDA, Marco Antonio de. Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 191-214, maio./ago. 2014. Disponível em: http:www.uel.br/revistas/informacao/. Acesso em: 18 ago 2018.

AZEVEDO, Fabiano Cataldo. 200 anos da primeira biblioteca pública do Brasil: considerações histórico-biblioteconômicas acerca dessa efeméride. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 2, p. 2-25, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/35712. Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Brasília, DF. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/600306209/lei-13696-18. Acesso em 18 jun. 2021.

CASTELBRANCO, P. G. F. Brazil: Plano para o estabelecimento de uma bibliotheca pública na Cidade de S. Salvador da Bahia de todos os Sanctos, offerecido a approvação do Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Conde dos Arcos (...). Correio Braziliense, v. 7, n.39, p. 219-233, ago. 1811. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/correio_braziliense/volume07.pdf Acesso em jan. 2022.

CAZULA, Mariana. LEA: Leitor em Ação. Proposta de projeto submetida para o edital PROAC 24/2020 (projeto não publicado).

CAZULA, Mariana. Projeto coloca Leitores em ação. In: LAGES, A. Sessão do Blog do Professor Lages: Em Destaque, Tá no Ar! 5 ago. 2021. Disponível em: https://www.professorlages.com.br/mariana-cazula-projeto-coloca-leitores-em-acao/. Acesso em: 20 set. 2021.

CRB1, Conselho Regional de Biblioteconomia 1. Dados sobre o número de bibliotecas no Brasil trazem uma boa e uma má notícia. Portal CRB1. Disponível em: https://crb1.org.br/site/2017/10/dados-sobre-o-numero-de-bibliotecas-no-brasil-trazem-uma-boa-e-uma-ma-noticia/#:~:text=Na%20Rep%C3%BAblica%20Tcheca%2C%20que%20tem,Bibliotecas%20do%20Minist%C3%A9rio%20da%20Cultura. Acesso em: 20 set. 2021.

FERRAZ, Marina Nogueira. O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n. esp., p.18-30, out./dez. 2014

FURTADO, Cássia Cordeiro. ; CORDEIRO, Larissa Silva. Estudo de usuário da informação: uma análise da integração do sistema de classificação por cores na Biblioteca da Escola Anna Adelaide Bello. Anais... Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 27, Fortaleza – CE; p. 1-6. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1752. Acesso em: 28 nov. 2021.

GOMES, Henriette Ferreira. A biblioteca pública e os domínios da memória, da mediação e da identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, número especial, p.151-163, out./dez. 2014

HENRIQUE, Bras. Ribeirão Preto inaugura mais de 40 bibliotecas. O Estado de São Paulo, Caderno 2, D-10, 08 ago. 2003. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20030808-40106-nac-45-cd2-d10-not/tela/fullscreen. Acesso em 11 mar. 2021.

HORELOU-LAFARGE, Chantal. SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010.

IFLA/UNESCO. Manifesto para Biblioteca Escolar. Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 05 jul 2020.

INAF BRASIL. Resultados Preliminares: Indicador de Analfabetismo Funcional. LIMA, Ana; CATELLI JR, Roberto (Coord.). 2016. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf

INAF BRASIL. Resultados Preliminares: Indicador de Analfabetismo Funcional. LIMA, Ana; CATELLI JR, Roberto (Coord.). 2018. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf. Acesso em: out. 2019.

IPL, Instituto Pró-Livro. Retratos da Leitura no Brasil: 5ª edição. São Paulo, IBOPE Inteligência, 11 set. 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em: dez. 2021.

IPL; IBOPE INTELIGÊNCIA – Retratos da Leitura no Brasil, 4ª Edição da Pesquisa. Coordenação Instituto Pró-Livro – IPL e Comissão Consultiva da 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. II Seminário Nacional, 22 mar 2016, Brasília, DF. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-e-projetos-ipl/livros-retratos-da-leitura/. Acesso em: 22 dez. 2021

JENKINS, Henry. Lendo criticamente e lendo criativamente. Matrizes, São Paulo, v. 6, n. 1-2, p. 11-24, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48047. Acesso em: 1 jul. 2021.

OLIVEIRA, Elysio Mira Soares de. Manual do PHL 8.4. Gurupi: Infoarte, 2018. Disponível em: https://www.elysio.com.br/downloads/manual_phl84.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

PALHARES, Isabela. Feira do livro tenta superar falta de política para leitura. Folha de São Paulo (arquivo em cachê) 12 mai 2014. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/05/1452838-feira-do-livro-tenta-superar-falta-de-politica-para-leitura-em-ribeirao-preto.shtml. Acesso em: 22 out. 2021.

PORTAL UNIVERSIA. Ribeirão das Letras inaugura 40 bibliotecas. Universia.Net 24 nov. 2010. Disponível em: https://www.universia.net/br/actualidad/vida-universitaria/ribeiro-das-letras-inaugura-40-bibliotecas-549881.html. Acesso em: 18 jul. 2021.

RANGANATHAN, S.R. Philosophy of classification. Sarada Ranganathan Endowment for Library Science, Bangalore, India, 1989. Disponível em: http://hdl.handle.net/10150/105278. Acesso em: 26 set. 2018.

RIBEIRÃO PRETO. Lei Ordinária nº 9353, de 15 de outubro de 2001. Estabelece a política municipal de livro, sua difusão, estímulo à leitura e às bibliotecas públicas. Ribeirão Preto, SP: Câmara Municipal, [2001]. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/legislacao-municipal/pesquisa/lei/5691. Acesso em: 18 jun. 2021.

RIBEIRÃO PRETO. Lei Complentar nº 275, de 12 de agosto de 2002. Cria o “Instituto do Livro” de Ribeirão Preto e dá outras providências. Ribeirão Preto, SP: Câmara Municipal, [2002]. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/legislacao-municipal/pesquisa/lei/6292. Acesso em: 18 jun. 2021.

RIBEIRÃO PRETO. Lei Complentar nº 9775, de 20 de dezembro de 2002. Autoriza o convênio firmado entre a união e a prefeitura municipal de Ribeirão Preto, através do ministério da cultura, objetivando a execução do “Projeto Ribeirão das Letras”. Ribeirão Preto, SP: Câmara Municipal, [2002]. Disponível em: http://leismunicipa.is/sgnoc. Acesso em: 18 jun. 2021.

RIBEIRÃO PRETO. Decreto Municipal 206, de 16 de junho de 2004. Denomina Biblioteca “Jornalista Roberto Marinho”. Ribeirão Preto, SP: Câmara Municipal, [2004]. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/legislacao-municipal/pesquisa. Acesso em: 18 jun. 2021.

RIBEIRÃO PRETO. Decreto Municipal 206, de 16 de junho de 2004 – Alteração (Ato 233, 01 de julho de 2004). Altera o art. 1º do Dec. 206 (16/06/2004): “Fica denominada “Lelia Abramo” a biblioteca (...). Ribeirão Preto, SP: Câmara Municipal, [2004]. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/legislacao-municipal/pesquisa. Acesso em 18 jun. 2021.

RIBEIRÃO PRETO. Plano Municipal de Cultura, Lei n º 12.253 de 19 de março de 2010. Diário Oficial [do] Município de Ribeirão Preto, Poder Executivo, Ribeirã Preto, SP. 24 de março de 2010, p. 2-24. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/12559761/diario-oficial-ribeirao-preto. Acesso em: 19 abr. 2021.

SABBAG, Deise Maria Antonio. Análise documental em textos narrativos de ficção: subsídios para o processo de análise. 2013. 160 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103384. Acesso em 15 maio de 2022.

SANTOS, Monique Rodrigues dos; ANDRADE, Mariana Acorse Lins de. O enriquecimento cultural e social promovido pela biblioteca parque de Manguinhos para os usuários e a comunidade. Anais... Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU, 19, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/31/4470/SNBU2016_088.pdf. Acesso em 22 out. 2021.

SILVA, Ana Pricila Celedonio da; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; COSTA, Maria de Fátima Oliveira. O diálogo entre biblioteca e comunidade: um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará. Perspectivas em Ciência da Informação [online]. 2018, v. 23, n. 1, pp. 39-54. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3138. Acesso em 18 jun. 2020.

TOKARNIA, Mariana. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Agência Brasil, 11 set. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos. Acesso em 13 dez. 2021

Published

2023-12-04

How to Cite

KETELHUT, S. M.; SILVA, M. R. da. De volta para comunidade:: recuperando a Biblioteca Lélia Abramo em Ribeirão Preto, SP. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 227–252, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57980. Acesso em: 21 nov. 2024.