A importância da Diplomática e da Documentoscopia para a formação de arquivístas e bibliotecários:
relato de experiência da docente da disciplina Diplomática Arquivística ministrada na Universidade Federal da Paraíba
Keywords:
Documentoscópia, Diplomática - disciplina, Grafoscópia, Arquivista, BibliotecárioAbstract
Apresenta um relato das experiências vivenciadas enquanto docente da disciplina Diplomática Arquivística, atualmente optativa, ministrada aos cursos de Bacharelado em Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata- se de uma observação descritiva com abordagem qualitativa, na qual serão mencionadas as ações desenvolvidas no recorte temporal de 2018 a 2022. A Diplomática é definida por Ferreira (2015, p.24) como “uma parte da Arquivologia que estuda a estrutura formal do documento e sua autenticidade”. Ao ministrar a disciplina, foi possível perceber que para atender as necessidades requeridas à formação de arquivistas e bibliotecários, no âmbito dos estudos relacionados à autenticidade de documentos digitais e não digitais, seria necessário recorrer a outras ciências que pudessem complementar a referida formação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Amélia Teixeira da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.