Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA):
ações educativas para o enfrentamento da Covid-19
Keywords:
Escolas do SUS, Educação permanente em saúde, Trabalhadores-SUS, Covid-19, Pandemia, Sistema Único de Saúde, CoronavírusAbstract
Objective: To map the educational actions developed by the School of Public Health of Bahia-ESPBA, inthe context of the Covid-19 pandemic mediated by technologies period mar-jul/2020. Methodology: Searches were carried out on the Platform of Secretary of Health-SESAB, EADSUS-AVA Portal, ESPBA Youtubechannel and Social Blade tool. Results: 36 actions were identified with content distributed in 46 web/vídeolessons. The offered content obtained a significant reach 59.190 views. Considerations: The Covid-19 brought great challenges to the schools of Unified Health System-SUS, among them to plan and systematize the offer of educational actions mediated by technologies.
Downloads
References
BRASIL. Portaria nº 198 GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004.Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL.Portaria nº 1.996 de 20 de agosto de 2007.Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html.Acesso em: 14 jun. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: CONASS, 2011. 120 p. (Coleção para entender a gestão do SUS, 9).
CARDOSO, Maria Lúcia de Macedo et al. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas Escolas de Saúde Pública: reflexões a partirda prática. Ciência & Saúde Coletiva,v. 22, n. 5, p.1489-1500, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v22n5/1413-8123-csc-22-05-1489.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232014000300847&script=sci_arttext.Acessoem: 18 jun. 2020.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia,São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de Sousa. TIC’S na educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem do Aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 20 jun. 2020.
OMS. Folha Informativa –Covid-19: doença causada pelo novo coronavírus.Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Aceso em: 22 jul. 2020.
SOUZA, Rosa Maria Pinheiro; COSTA, Patrícia Pol. Educação Permanente em Saúde na formação da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública.Saúde em Debate, v. 43, n. spe1,p. 116-126, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500116. Acesso em: 18 jun. 2020.
VENDRUSCOLO, Carine et al. Frutos do de Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina: caminhos e oportunidades. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-atencao-basica-e-educacao-na-saude/frutos-dos-movimentos-de-educacao-permanente-em-saude-de-santa-catarina-caminhos-e-oportunidades-pdf/view.Acesso em:18 jun. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.