Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA):

ações educativas para o enfrentamento da Covid-19

Authors

Keywords:

Escolas do SUS, Educação permanente em saúde, Trabalhadores-SUS, Covid-19, Pandemia, Sistema Único de Saúde, Coronavírus

Abstract

Objective: To map the educational actions developed by the School of Public Health of Bahia-ESPBA, inthe context of the Covid-19 pandemic mediated by technologies period mar-jul/2020. Methodology: Searches were carried out on the Platform of Secretary of Health-SESAB, EADSUS-AVA Portal, ESPBA Youtubechannel and Social Blade tool. Results: 36 actions were identified with content distributed in 46 web/vídeolessons. The offered content obtained a significant reach 59.190 views. Considerations: The Covid-19 brought great challenges to the schools of Unified Health System-SUS, among them to plan and systematize the offer of educational actions mediated by technologies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Creuza Ferreira da Silva, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Sesab

Mestrado em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade
Federal da Bahia (UFBA). Servidora da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3376-0765

Miralva Ferraz Barreto, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Sesab


Mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Servidora da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6562-105X

Rafael Costa Veloso, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Sesab

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Sesab

References

BRASIL. Portaria nº 198 GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004.Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL.Portaria nº 1.996 de 20 de agosto de 2007.Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1996_20_08_2007.html.Acesso em: 14 jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Brasília: CONASS, 2011. 120 p. (Coleção para entender a gestão do SUS, 9).

CARDOSO, Maria Lúcia de Macedo et al. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas Escolas de Saúde Pública: reflexões a partirda prática. Ciência & Saúde Coletiva,v. 22, n. 5, p.1489-1500, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v22n5/1413-8123-csc-22-05-1489.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 847-852, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232014000300847&script=sci_arttext.Acessoem: 18 jun. 2020.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia,São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de Sousa. TIC’S na educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem do Aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 20 jun. 2020.

OMS. Folha Informativa –Covid-19: doença causada pelo novo coronavírus.Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Aceso em: 22 jul. 2020.

SOUZA, Rosa Maria Pinheiro; COSTA, Patrícia Pol. Educação Permanente em Saúde na formação da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública.Saúde em Debate, v. 43, n. spe1,p. 116-126, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000500116. Acesso em: 18 jun. 2020.

VENDRUSCOLO, Carine et al. Frutos do de Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina: caminhos e oportunidades. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-atencao-basica-e-educacao-na-saude/frutos-dos-movimentos-de-educacao-permanente-em-saude-de-santa-catarina-caminhos-e-oportunidades-pdf/view.Acesso em:18 jun. 2020.

Published

2023-12-29

How to Cite

SILVA, M. C. F. da; BARRETO, M. F.; VELOSO, R. C. Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA):: ações educativas para o enfrentamento da Covid-19. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 351–358, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57793. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

COMUNICAÇÕES: Comunicação, informação em rede e humanização: novas perspectivas