Prevenção em comunicação:

o facebook da Sesab na pandemia da COVID-19

Authors

  • Fernanda Vasques Ferreira Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB https://orcid.org/0000-0003-4242-0057
  • Andrik Brito Viana Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
  • Marcio Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB https://orcid.org/0000-0002-3953-9164
  • Sarah Brandão Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Keywords:

Comunicação, Prevenção, Covid-19, Facebook, Análise de conteúdo, Coronavírus

Abstract

This work aims to analyze the prevention aspects present in the institutional communication of the Bahia State Secretariat of Health (Sesab) with reference to Covid-19 in the main social network of the secretariat, Facebook, with an amount of 215.3 thousand followers. The study seeks to collect and classify Sesab's posts on the social network based on Content Analysis, aiming to identify which audiences are intended for communications and which are the aspects of prevention to Covid-19 evidenced that can be identified in the Facebook posts of organ.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutora e Mestre em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Professora colaboradora do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Andrik Brito Viana, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Acadêmico em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Marcio Carvalho, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

 Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Sarah Brandão, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

References

BARDIN, Laurence. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. S. Paulo: Brasiliense, 2002 (27a. ed.). p. 12-29; 35-41

BRASIL. IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Uso de internet, televisão e celular no brasil. Brasil: 2018. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acesso em: 06 ago. 2020.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.

CAMPRICOLI, Fabiana. Brasil lidera pesquisas por temas de saúde no Google. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-lidera-aumento-das-pesquisas-por-temas-de-saude-no-google,70002714897. Acesso em: 11 ago. 2020

DUARTE, Jorge. Comunicação Pública. Disponível em: http://jforni.jor.br/forni/files/ComPúblicaJDuartevf.pdf. Acesso em:11 ago. 2020

FILIPE OLIVEIRA (Brasil). Folha de S. Paulo. Facebook chega a 127 milhões de usuários mensais no Brasil. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2018/07/facebook-chega-a-127-milhoes-de-usuarios-mensais-no-brasil.shtml#:~:text=O%20Facebook%20atingiu%20a%20marca,maiores%20mercados%20para%20a%20companhia. Acesso em: 04 ago. 2020.

GARBIN, Helena Beatriz da Rocha; GUILAM, Maria Cristina Rodrigues; PEREIRA NETO, André Faria.Internet na promoção da saúde:um instrumento para o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 347-363, 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312012000100019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000100019&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 ago. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMACHO, Wladimir. Técnicas de Análise de Mídia Impressa. In Oficina da Escola de Verão Pesquisa em Comunicação na América Latina,UnB, Brasil. 2015.

G1-ECONOMIA. Mapeamento mostra aumento do consumo de mídia online no Brasil durante a quarentena. Brasil, 2020. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/mídia-e-marketing/noticia/2020/04/16/mapeamento-mostra-aumenta-consumo-de-mida-online-no-brasil-durante-a-quarentena.ghtml. Acesso em: 05 ago. 2020.

HELOÍSA NEGRÃO. Folha de S. Paulo. Facebook registra tendência de queda no Brasil, diz Datafolha. Brasil, abr. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/04/facebook-registra-tendencia-de-queda-no-brasil-diz-datafolha.shtml. Acesso em: 06 ago. 2020.

HERSCOVITZ, Helena. Análise de Conteúdo em Jornalismo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia. Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis, Vozes: 2007.

MACEDO, Rosayne. Doutor Google: 9 entre dez brasileiras pesquisam sobre saúde na internet. 2018. Disponível em: https://www.vidaeacao.com.br/ doutor-google-9-entre-dez-brasileiras-pesquisam-sobre-saude-na-internet/. Acesso em: 04 ago. 2020.

MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando?. In: Antonio HOHLFELDT, Luiz C. MARTINO, Vera Veiga FRANÇA (Orgs.). Teorias da comunicação:conceitos, escolas e tendências.Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

RÁDIO SENADO: Pesquisa aponta que WhatsApp é a principal fonte de Informação de 79% dos entrevistados. [locução de]: Lívia Torres. [S. I.]: Senado Federal, 12 dez. 2019. Rádio online. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/pesquisa-aponta-que-whatsapp-e-a-principal-fonte-de-informacao-de-79-dos-entrevistados. Acesso em 06 ago. 2020.

RECUERO, Raquel da Cunha.Comunidades em Redes Sociais na Internet: proposta de Tipologia baseada no Fotolog.com. 2006. 334f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/teseraquel. Acesso em 6 ago. 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DABAHIA. Bahia está em 5º lugar no ranking nacional em isolamento social. Brasil 2020. Disponível em http://www.saude.ba.gov.br/2020/05/27/bahia-esta-em-5o-lugar-no-ranking-nacional-de-isolamento-social/. Acesso em 10 ago. 2020

Published

2020-09-11

How to Cite

FERREIRA, F. V.; VIANA, A. B.; CARVALHO, M.; BRANDÃO, S. Prevenção em comunicação:: o facebook da Sesab na pandemia da COVID-19. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. Ed. Especial, p. 403–411, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57787. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

COMUNICAÇÕES: Comunicação, informação em rede e humanização: novas perspectivas